Brasil vai às ruas: Milhares protestam contra 'PEC da Blindagem' e Anistia
-
Imagem Isaac Fontana - EPA - Brasil vai às ruas: Milhares protestam contra 'PEC da Blindagem' e Anistia
De São Paulo a Berlim, atos massivos com artistas e movimentos sociais repudiam propostas que protegem parlamentares e podem perdoar o ex-presidente Jair Bolsonaro
Milhares de brasileiros foram às ruas neste domingo (21) em uma demonstração massiva de repúdio a duas propostas controversas em tramitação no Congresso Nacional: a PEC da Blindagem e o projeto de anistia para os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. As manifestações, convocadas por movimentos de esquerda como a Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular, ocorreram em todas as 27 capitais brasileiras e em pelo menos 33 cidades do país, além de mobilizarem brasileiros no exterior.
Os protestos se posicionaram firmemente contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3 de 2021, apelidada de "PEC da Blindagem", que foi aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada. A medida dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF), exigindo um aval prévio da Câmara ou do Senado. Além disso, o texto estende o foro especial a presidentes de partidos e torna secreta a votação para avaliar a prisão em flagrante de congressistas.

Em São Paulo, na Avenida Paulista, o ato reuniu 42,4 mil pessoas no seu auge. No Rio de Janeiro, a orla da praia de Copacabana foi palco para 41,8 mil pessoas que, ao som de lendas da música brasileira, gritavam "Sem anistia".
Artistas
A participação de artistas foi um dos pontos altos dos eventos por todo o país. No Rio de Janeiro, um trio de compositores históricos na luta contra a ditadura militar (1964-1985), Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, se apresentou em um caminhão de som. Eles se juntaram a outros nomes como Djavan e Maria Gadú.

Em Salvador, a cantora Daniela Mercury e o ator Wagner Moura participaram ativamente do protesto. Outras cidades também contaram com a presença de figuras culturais, como a cantora Fernanda Takai em Belo Horizonte e o cantor Chico César em Brasília.
Repercussão Internacional
As manifestações ganharam destaque na imprensa internacional. A emissora BBC e a agência Reuters ressaltaram a profunda divisão política no Brasil, observando que os atos rivalizavam em número com os recentes protestos da direita. A ABC News destacou o papel histórico dos músicos brasileiros na defesa da democracia. Os protestos também ecoaram no exterior, com atos registrados em cidades como Lisboa, Londres, Paris e Berlim.
Apesar da aprovação na Câmara, a PEC da Blindagem enfrenta forte resistência no Senado. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), prometeu pautar a proposta já nesta semana com o objetivo de "sepultar de vez esse assunto", classificando-a como um "murro na barriga e tapa na cara do eleitor".
Por Redação RSC
Deixe seu comentário