logo RCN

Apesar de reação negativa do mercado Flávio Bolsonaro afirma que pré-candidatura à Presidência é “irreversível”

  • Foto: Saulo Cruz/ Agência Senado - Apesar de reação negativa do mercado Flávio Bolsonaro afirma que pré-candidatura à Presidência é “irreversível”

Declaração do filho do ex-presidente intensifica tensões no Centrão e provoca reação imediata de investidores

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a reforçar, nesta terça-feira (09), que sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026 está “irreversível”. A declaração ocorre em meio ao desconforto gerado no mercado financeiro e entre partidos do Centrão após o anúncio feito na última sexta-feira (5).

A fala foi dada na sede da Polícia Federal, em Brasília, após visita ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o senador, os dois discutiram a repercussão política e econômica do lançamento de sua pré-campanha.

“Meu preço é Bolsonaro livre”, diz senador

Ao ser questionado sobre a frase em que mencionou existir “um preço” para desistir da disputa, Flávio afirmou que a única condição seria a aprovação de uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Congresso Nacional.

“Falei durante todo o dia qual era o meu preço. E o meu preço é o Bolsonaro livre, nas urnas. Ou seja, não tem preço. Vamos explicar porque parece que eu estou me colocando à venda, e não é isso”, declarou.

Agradecimento a Tarcísio e articulação no Sudeste

Flávio também relatou que Jair Bolsonaro pediu que fosse registrado publicamente o agradecimento ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vinha sendo cotado como possível cabeça de chapa apoiada pelo bolsonarismo em 2026.

“Ele pediu para agradecer o governador Tarcísio. Eu também agradeço o posicionamento dele. Vamos estar mais juntos do que nunca”, disse o senador, acrescentando que a força política de Tarcísio em São Paulo será estratégica para ampliar sua projeção nacional.

Jantar com líderes do Centrão busca consolidar alianças

Na noite de segunda-feira (08), Flávio Bolsonaro promoveu um jantar com dirigentes partidários para discutir alianças e medir apoios. Participaram o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; o presidente do União Brasil, Antônio de Rueda; o senador Rogério Marinho (PL-RN); e o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira. O líder do Republicanos, Marcos Pereira, foi convidado, mas não compareceu.

Após o encontro, Rogério Marinho afirmou:

“O PL tem uma candidatura, está claro. Desde o momento em que o principal representante do nosso partido tomou essa decisão, todos nós estaremos juntos.”

Mercado reage negativamente ao anúncio

A oficialização da pré-candidatura de Flávio provocou turbulência imediata no mercado financeiro. Na sexta-feira (5), o dólar subiu mais de 2% e fechou a R$ 5,4328, o maior patamar em quase dois meses. O Ibovespa recuou 4,31%, encerrando o dia aos 157.369 pontos.

Analistas atribuem a reação à frustração de expectativas: investidores aguardavam uma chapa encabeçada por Tarcísio de Freitas, com Michelle Bolsonaro como vice, combinação considerada mais palatável ao mercado.


Por Redação RSC, com informações do G1, NSC Total e CNN

Apesar de reação negativa do mercado Flávio Bolsonaro afirma que pré-candidatura à Presidência é “irreversível” Anterior

Apesar de reação negativa do mercado Flávio Bolsonaro afirma que pré-candidatura à Presidência é “irreversível”

Santa Catarina regulamenta lei que cria Cadastro Estadual de Pedófilos e Agressores Sexuais Próximo

Santa Catarina regulamenta lei que cria Cadastro Estadual de Pedófilos e Agressores Sexuais

Deixe seu comentário