logo RCN
Geral

“Cometa do Século” e eclipse parcial da Lua poderão ser vistos a olho nu; confira as datas

  • Imagem depositphotos.com / paulfleet - “Cometa do Século” e eclipse parcial da Lua poderão ser vistos a olho nu; confira as datas

Não serão necessários equipamentos especiais para observação, mas o uso de telescópios ou binóculos pode ajudar a apreciar melhor os detalhes dos fenômenos

Setembro e outubro prometem ser dois meses emocionantes para aqueles que curtem observar o céu. A passagem do cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como "cometa do século", e um eclipse parcial da Lua podem ser marcados na agenda pois poderão ser vistos a olho nu. 

“Cometa do Século”

O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, apelidado de "cometa do século", está prestes a fazer sua aparição. O cometa atingirá seu periélio, ou o ponto mais próximo do Sol, em 27 de setembro. No entanto, a melhor oportunidade para observá-lo será a partir do dia 12 de outubro, quando o cometa se aproximará da Terra, proporcionando uma visão mais clara e brilhante.

O cometa é esperado por ser visível a olho nu, e suas características únicas prometem um espetáculo fascinante. Para uma observação mais detalhada, a recomendação é usar telescópios ou binóculos, e escolher um local com pouca poluição luminosa para aproveitar ao máximo o evento.

Eclipse parcial da Lua

Na noite de 17 para 18 de setembro, um eclipse lunar parcial será visível em todas as Américas. Embora o eclipse seja relativamente sutil, com apenas 0,08% da superfície lunar sendo coberta pela sombra da Terra, ainda assim será um fenômeno interessante para se observar.

O eclipse começará às 23h12 e se encerrará às 0h16, no horário de Brasília. Para observar o evento, você não precisará de equipamentos especiais, mas o uso de telescópios ou binóculos pode ajudar a apreciar melhor os detalhes do fenômeno.

Dicas para a observação

Condições Climáticas: Verifique as condições meteorológicas locais antes de sair para observar os fenômenos. Céus limpos são ideais para uma visão clara.

Equipamentos: Embora o cometa possa ser visto a olho nu, o uso de telescópios ou binóculos pode proporcionar uma visão mais detalhada. Para o eclipse lunar, equipamentos ópticos podem ajudar a melhorar a visualização dos detalhes.

Localização: Escolha um local com pouca poluição luminosa e onde o horizonte esteja livre de obstruções para uma melhor observação.

Por Redação RSC


Tempo seco e quente; fumaça já faz parte da previsão do tempo em SC Anterior

Tempo seco e quente; fumaça já faz parte da previsão do tempo em SC

Móveis do Alvorada; governo Lula terá que pagar R$ 15 Mil a Bolsonaro e Michelle por danos morais Próximo

Móveis do Alvorada; governo Lula terá que pagar R$ 15 Mil a Bolsonaro e Michelle por danos morais

Deixe seu comentário