INSS passa a exigir biometria para novos benefícios a partir de 21 de novembro
INSS passa a exigir biometria para novos benefícios a partir de 21 de novembro
-
Imagem Vecteezy Images - INSS passa a exigir biometria para novos benefícios a partir de 21 de novembro
Mudança busca evitar fraudes e será implementada de forma gradual; aposentados e beneficiários ativos não precisam realizar nenhum procedimento agora.
A partir desta sexta-feira (21), todos os novos pedidos de benefícios ao INSS passarão a exigir comprovação biométrica no ato da solicitação. A medida, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, tem o objetivo de modernizar o sistema e combater fraudes, garantindo que os recursos sejam direcionados a quem realmente tem direito. A mudança, porém, não afeta quem já recebe benefícios, como aposentadorias, pensões e auxílios.
De acordo com o INSS, o processo será implementado de forma gradual, sem qualquer risco de bloqueios automáticos. Nos casos em que seja necessária a atualização biométrica de algum beneficiário, o instituto entrará em contato por meio de comunicado individual, enviado com antecedência para que o cidadão possa providenciar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que servirá como base da biometria no sistema.
O instituto também explicou que algumas pessoas estarão dispensadas da obrigatoriedade, como idosos acima de 80 anos, moradores de áreas de difícil acesso, migrantes em situação de refúgio e brasileiros residentes no exterior. Também ficam dispensados, até 30 de abril de 2026, os solicitantes de salário-maternidade, pensão por morte e benefício por incapacidade temporária.
A implantação será dividida em fases. A partir de 21 de novembro de 2025, serão aceitas as biometrias da CIN, da CNH ou do Título de Eleitor. Já em 1º de maio de 2026, quem não tiver biometria registrada em nenhum desses documentos precisará emitir a nova Carteira de Identidade Nacional para solicitar benefício. Por fim, em 1º de janeiro de 2028, a CIN se tornará o único documento biométrico aceito para requerimentos e manutenções no INSS.
Por Redação RSC, com informações Agência Brasil

Deixe seu comentário