Leitão com dois corpos e seis patas intriga moradores do Oeste catarinense
-
Foto: Pedro Engel, Rádio Alternativa - Leitão com dois corpos e seis patas intriga moradores do Oeste catarinense
Animal nasceu morto em Iraceminha e será analisado por equipe da Unoesc para identificar as causas da rara malformação
Um caso curioso chamou a atenção dos moradores de Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. Um leitão nasceu com dois corpos, uma única cabeça e seis patas em uma propriedade rural da comunidade de Linha Alto Biguá. O animal, que já veio sem vida, foi encaminhado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) para estudo.
O produtor Ênio Uebel, responsável pela criação, relatou que a porca deu à luz normalmente a sete filhotes saudáveis, mas o último nascimento surpreendeu. “Depois de mais de uma hora nasceu mais um, já morto. Quando olhei, vi que tinha dois corpos unidos e uma cabeça só. Nunca vi nada parecido”, contou o agricultor, que cria suínos apenas para consumo da família.
Pesquisadores da Unoesc vão preservar o animal e investigar as causas da anomalia. Segundo o professor Jackson Preuss, a deformidade pode ter origem em um erro no desenvolvimento embrionário, quando há duplicação parcial do embrião. Ele explica que fatores genéticos, ambientais, toxinas ou deficiências nutricionais também podem contribuir para o surgimento de casos como esse.
Por Redação RSC, com informações G1

Deixe seu comentário