logo RCN
Geral

O Sonho do Jaleco: conheça a história de Isaac Ferro, jovem médico que faz a diferença na vida das pessoas

  • - Doutor Isaac Ferro em visita domiciliar

Especializado em Medicina de Família, Isaac realiza visitas domiciliares para gerar conforto aos seus pacientes

A Medicina de Família é uma especialidade que aborda a integridade de cada indivíduo. O foco dessa especialidade é criar uma abordagem personalizada construindo uma ponte única entre profissional e paciente. Buscando conexões que vão além do aspecto físico ou mental, mas também o fortalecimento das relações das pessoas com o seu ambiente, familiar e espiritualidade


Imagens: Isaac Ferro


A origem de um sonho

Natural de Taquari, no Rio Grande do Sul, Isaac Ferro realiza seus atendimentos em Imbituba e região. O jovem médico, de 33 anos, é formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante sua formação de Medicina de Família, dois pilares foram fundamentais durante o curso, que é o aperfeiçoamento da comunicação clínica e do método clínico centrado na pessoa (MCCP). Estes foram temas debatidos constantemente em sua especialização, no qual deu bagagem para o médico enfrentar as adversidades da profissão.


Isaac cursando medicina na Universidade Federal de Santa Catarina


Mas afinal, o que um médico de família faz?

Um médico de família é capacitado para atender a pacientes desde o nascimento, os médicos de família podem lidar com até 80% dos problemas de saúde. A ideia central dessa especialidade é conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida, o que lembra a figura do médico de confiança.

O médico que faz residência em medicina de família pode acompanhar, por exemplo, crianças, fazer prevenções ginecológicas, urológicas e, caso veja necessidade, encaminhar o paciente para um especialista. Em alguns países, esse profissional é chamado de clínico geral, médico generalista.

Principais desafios 

Segundo o Doutor, os principais desafios enfrentados são a falta de informação e promoção da saúde, pois segundo o mesmo, é melhor prevenir e muito mais barato remediar.

Porém, a necessidade de mudança do estilo de vida continua sendo o maior obstáculo da medicina nos dias atuais.


Doutor Issac em atendimento domiciliar


Ao ser questionado sobre seu atendimento em casos mais graves, Isaac destaca a importância do apoio familiar. “Não só os pacientes graves como também, seus familiares merecem toda a nossa atenção e acolhimento em um momento delicado. Acredito que a proximidade do vínculo familiar é proporcional à qualidade do desfecho.”

Além da medicina

Isaac é de uma família simples do interior, e sempre acreditou que antes de entender as doenças, o médico tem o dever de conhecer e respeitar a história de vida de cada um, assim, tornando a experiência agradável para o paciente em um momento tão difícil.

“Acreditar em si mesmo é fundamental em qualquer âmbito de nossa vida. Pois quando estamos dispostos e seguindo o caminho que acreditamos ser o correto, boas oportunidades sempre vão acontecer”, relata Isaac Ferro para a equipe do RSC, ao ser questionado sobre qual conselho daria para quem gostaria de ingressar na área.

A meta de Isaac é continuar promovendo a saúde da população,escutar a história de seus pacientes acompanhado de um café fresquinho durante as visitas domiciliares e, principalmente, fazer a diferença na vida destas pessoas. 

Por Leandro Silveira

Baleia Franca: pesquisadores registram em Imbituba imagens do primeiro filhote de baleia da temporada Anterior

Baleia Franca: pesquisadores registram em Imbituba imagens do primeiro filhote de baleia da temporada

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de droga Próximo

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de droga

Deixe seu comentário