logo RCN
Geral

Santa Catarina sedia seminário nacional sobre formação de professores para educação bilíngue de surdos

  • Imagem divulgação - Santa Catarina sedia seminário nacional sobre formação de professores para educação bilíngue de surdos

Evento reúne especialistas, gestores e comunidade surda para discutir desafios e perspectivas na área

Santa Catarina consolida seu protagonismo na inclusão ao promover o seminário “Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos no Brasil e em Santa Catarina: Desafios e Perspectivas”, que acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis.

O encontro reúne, pela primeira vez, gestores federais, estaduais e municipais, pesquisadores, representantes da comunidade surda e educadores para debater a formação docente, considerada essencial para a consolidação da educação bilíngue de surdos, recentemente reconhecida como modalidade escolar pela legislação brasileira.

À frente da organização está a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, conhecida por sua atuação em defesa da acessibilidade e inclusão. Ela mediará a mesa redonda que discutirá o cenário catarinense, com a participação de instituições como IFSC, IFC, UFSC, Udesc, SED e FCEE.

A programação inclui palestras de especialistas renomados, como Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione, Diretora Nacional da Educação Bilíngue de Surdos (MEC), e os pesquisadores Ronice Müller de Quadros e Deonísio Schmitt (UFSC). Haverá ainda mesas protagonizadas pela comunidade surda, além da apresentação de experiências exitosas em Santa Catarina e outros estados.

Destaque especial será dado às iniciativas catarinenses, como o Campus Palhoça Bilíngue do IFSC - único da rede federal com essa proposta -, o curso de Letras-Libras da UFSC e programas de apoio e escolas especializadas espalhadas pelo estado.

Representantes da FENEIS, ASGF e ASSUL também participarão, garantindo que as necessidades da comunidade surda sejam diretamente apresentadas.

O seminário é apontado como um marco para o país, já que busca orientar a qualificação de professores e gestores diante das novas diretrizes legais para a educação bilíngue de surdos.

Por Redação RSC, com informações ALESC

Santa Catarina sedia seminário nacional sobre formação de professores para educação bilíngue de surdos Anterior

Santa Catarina sedia seminário nacional sobre formação de professores para educação bilíngue de surdos

Garopaba ganha destaque em evento de cidades inteligentes da América Latina Próximo

Garopaba ganha destaque em evento de cidades inteligentes da América Latina

Deixe seu comentário