Justiça determina medidas para preservação de sítio arqueológico em Garopaba
Lei em Santa Catarina obriga divulgação sobre doação de medula óssea em unidades da Hemorrede
-
Imagem Inca - divulgação - Lei em Santa Catarina obriga divulgação sobre doação de medula óssea em unidades da Hemorrede
Medida, de autoria do deputado Antídio Lunelli, busca ampliar cadastros e aumentar as chances de cura para pacientes que aguardam transplante
A partir de agora, todas as recepções da Hemorrede em Santa Catarina deverão exibir placas, cartazes ou faixas informativas sobre a doação de medula óssea. A medida foi sancionada pelo governador Jorginho Mello no último dia 8 de setembro e integra a Lei nº 19.456, de autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB).
O objetivo da iniciativa é ampliar a conscientização da população e incentivar o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). “Muitas vezes, a pessoa tem a vontade de ser doadora, mas falta a informação no momento certo. Essa lei vai ajudar a salvar vidas”, destacou o parlamentar.
Além da legislação já em vigor, Lunelli também é autor de um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa que prevê a coleta de dados para cadastro de doadores de medula óssea junto com o teste do pezinho, realizado nos recém-nascidos. A proposta pretende aproveitar o exame obrigatório para estimular famílias a autorizarem a inclusão no banco de dados de doadores.
Segundo o deputado, cada novo cadastro pode representar a esperança de cura para alguém.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário