logo RCN
Política

Lei em Santa Catarina obriga divulgação sobre doação de medula óssea em unidades da Hemorrede

  • Imagem Inca - divulgação - Lei em Santa Catarina obriga divulgação sobre doação de medula óssea em unidades da Hemorrede

Medida, de autoria do deputado Antídio Lunelli, busca ampliar cadastros e aumentar as chances de cura para pacientes que aguardam transplante

A partir de agora, todas as recepções da Hemorrede em Santa Catarina deverão exibir placas, cartazes ou faixas informativas sobre a doação de medula óssea. A medida foi sancionada pelo governador Jorginho Mello no último dia 8 de setembro e integra a Lei nº 19.456, de autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB).

O objetivo da iniciativa é ampliar a conscientização da população e incentivar o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). “Muitas vezes, a pessoa tem a vontade de ser doadora, mas falta a informação no momento certo. Essa lei vai ajudar a salvar vidas”, destacou o parlamentar.

Além da legislação já em vigor, Lunelli também é autor de um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa que prevê a coleta de dados para cadastro de doadores de medula óssea junto com o teste do pezinho, realizado nos recém-nascidos. A proposta pretende aproveitar o exame obrigatório para estimular famílias a autorizarem a inclusão no banco de dados de doadores.

Segundo o deputado, cada novo cadastro pode representar a esperança de cura para alguém. 

Por Redação RSC

Plano Safra 2025/2026 vai destinar R$ 89 bilhões para agricultura familiar Anterior

Plano Safra 2025/2026 vai destinar R$ 89 bilhões para agricultura familiar

Deputada faz apelo emocionado por aprovação do projeto “39 semanas” na Alesc Próximo

Deputada faz apelo emocionado por aprovação do projeto “39 semanas” na Alesc

Deixe seu comentário