logo RCN
Saúde

Santa Catarina volta a registrar presença de fumaça vinda da Amazônia e do Centro-Oeste no ar

  • Imagem Airton Fernandes / SDC - Santa Catarina volta a registrar presença de fumaça vinda da Amazônia e do Centro-Oeste no ar

Fumaça tem sido mais perceptível durante o amanhecer e o entardecer, quando o céu adquire uma coloração avermelhada

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina informou que o estado tem registrado significativa presença de fumaça no ar, devido ao transporte de fumaça das queimadas na Amazônia e no Centro-Oeste. Em Santa Catarina, a fumaça tem sido mais perceptível durante o amanhecer e o entardecer, quando o céu adquire uma coloração avermelhada. 

Imagens de satélite também mostram a concentração de fumaça sobre todo o estado. A presença de fumaça no ar pode afetar a visibilidade e prejudicar a qualidade do ar, representando um risco à saúde pública, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.

Meteorologistas da Defesa Civil preveem que a passagem de uma frente fria pelo estado, entre a noite de quarta-feira, 4, e a quinta-feira, 5, trará um alívio temporário para a concentração de fumaça. No entanto, a partir de sexta-feira, 6, e durante o fim de semana, os ventos devem voltar a soprar do Norte, trazendo novamente a fumaça para o estado.

Recomendações 

Diante da situação, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda que a população adote medidas preventivas, como aumentar a ingestão de água e monitorar sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar e irritação nos olhos. Essas recomendações são particularmente importantes para grupos vulneráveis.

Avisos e Alertas da SDC

Para receber avisos e alertas por SMS, os catarinenses podem enviar o CEP de sua cidade ou localidade para o número 40199. Para monitorar mais de um CEP, basta repetir o procedimento. Avisos e boletins podem ser acompanhados através do site [www.defesacivil.sc.gov.br](http://www.defesacivil.sc.gov.br).

Por Redação RSC

Fumaça das queimadas afeta Santa Catarina: confira duração e necessários para saúde Anterior

Fumaça das queimadas afeta Santa Catarina: confira duração e necessários para saúde

Garopaba registra caso provável de chikungunya Próximo

Garopaba registra caso provável de chikungunya

Deixe seu comentário