logo RCN
Pioneirismo

Coluna #10: Máquinas que movem o mundo

  • - Coluna #10: Máquinas que movem o mundo

Por Renildo Pioneiro

Nesta semana, nossa viagem pelo universo do pioneirismo nos leva ao encontro de duas inovações que transformaram o cotidiano das pessoas: o caixa eletrônico e o caminhão. Em 27 de junho de 1967, em Enfield, Londres, surgia o primeiro caixa automático do mundo, um avanço que revolucionaria o acesso aos serviços bancários e marcaria o início de uma era de autonomia financeira. Poucos anos antes, em 1896, Gottlieb Daimler colocava nas ruas da Alemanha o primeiro caminhão motorizado, dando origem a um setor que se tornaria essencial para o desenvolvimento econômico global. No Brasil, esse papel ganharia força com o lançamento do lendário FNM D-9500, em 1958, símbolo da industrialização nacional.

E já que falamos de caminhões, vale lembrar: 30 de junho é o Dia do Caminhoneiro, uma homenagem mais que merecida aos profissionais que seguem, todos os dias, movendo o Brasil sobre rodas.

No dia 27 de junho de 1967, foi instalado o primeiro caixa automático do mundo em Enfield, um bairro ao norte de Londres, na Inglaterra. A inovação foi realizada pelo banco Barclays, marcando o início de uma revolução no setor bancário. O equipamento pioneiro foi criado pelo escocês John Shepherd-Barron e permitia aos clientes sacar dinheiro fora do horário de expediente, utilizando vouchers especiais em vez de cartões magnéticos. Essa tecnologia foi o embrião dos modernos caixas eletrônicos (ATMs), que hoje fazem parte do cotidiano em todo o mundo, oferecendo conveniência e autonomia aos usuários dos serviços bancários.

O primeiro caminhão do mundo

O primeiro caminhão do mundo foi criado por Gottlieb Daimler em 1896, na Alemanha. Daimler, um dos pioneiros da indústria automobilística (e cofundador da Daimler-Motoren-Gesellschaft, que daria origem à Mercedes-Benz), adaptou um motor a gasolina a um chassi com rodas de madeira reforçadas com ferro, criando um veículo capaz de transportar carga. O motor tinha 4 cavalos de potência e o caminhão alcançava cerca de 16 km/h. Era uma inovação voltada à substituição de carroças puxadas por cavalos no transporte de mercadorias.

O primeiro caminhão do Brasil

No Brasil, o primeiro caminhão produzido nacionalmente foi o FNM D-9500, lançado em 1958 pela Fábrica Nacional de Motores (FNM), no Rio de Janeiro. Conhecido como "Fenemê", esse caminhão era robusto e logo se tornou símbolo do transporte rodoviário de cargas no país. O projeto teve origem em uma parceria com a empresa italiana Alfa Romeo, e o modelo era equipado com motor diesel, ganhando destaque pela sua durabilidade.

Coluna #11: Tudo sobre Pioneirismo - Edição da semana Anterior

Coluna #11: Tudo sobre Pioneirismo - Edição da semana

Coluna #9: Primeiro Prefeito de Imbituba Próximo

Coluna #9: Primeiro Prefeito de Imbituba

Deixe seu comentário