logo RCN
Geral

Aprovada lei que oficializa 25 de setembro como Dia Nacional do Rádio

  • Imagem reprodução - Aprovada lei que oficializa 25 de setembro como Dia Nacional do Rádio

Data passa a ser instituída de forma oficial para as comemorações ao meio de comunicação

Foi sancionada a Lei nº 15.101, que torna oficial o Dia Nacional do Rádio. A medida foi publicada na terça-feira (14) no Diário Oficial da União e institui a celebração anualmente no dia 25 de setembro, reconhecendo a importância histórica, cultural e social do rádio como um dos meios de comunicação mais relevantes do Brasil.

A data escolhida refere-se ao aniversário de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, médico, professor e antropólogo carioca que desempenhou importante papel na implantação e na disseminação do rádio no país. Considerado o “Pai da radiodifusão no Brasil”, Edgar fundou, em 1923, a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no ano passado. Relator do projeto na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) ressaltou que o rádio desempenhou "papel fundamental na disseminação de informações, entretenimento e cultura ao longo das décadas".

Vale ressaltar que a data já é simbolicamente comemorada como o Dia do Rádio desde 1966 pela ABERT. Em Santa Catarina, a data passou a ser comemorada em 2020, quando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Alesc criou a Semana Estadual do Rádio. Desde então, a celebração ocorre na semana do dia 25 de setembro desde 2021.

Com a promulgação da lei, a data passa a ser instituída de forma oficial para as comemorações ao meio de comunicação.

Por Redação RSC, com informações Acaert

Aberto edital para pesca da tainha 2025 Anterior

Aberto edital para pesca da tainha 2025

Previsão do tempo: temporais, calor e mar agitado marcam os próximos dias Próximo

Previsão do tempo: temporais, calor e mar agitado marcam os próximos dias

Deixe seu comentário