Aprovada lei que oficializa 25 de setembro como Dia Nacional do Rádio
-
Imagem reprodução - Aprovada lei que oficializa 25 de setembro como Dia Nacional do Rádio
Data passa a ser instituída de forma oficial para as comemorações ao meio de comunicação
Foi sancionada a Lei nº 15.101, que torna oficial o Dia Nacional do Rádio. A medida foi publicada na terça-feira (14) no Diário Oficial da União e institui a celebração anualmente no dia 25 de setembro, reconhecendo a importância histórica, cultural e social do rádio como um dos meios de comunicação mais relevantes do Brasil.
A data escolhida refere-se ao aniversário de nascimento de Edgar Roquette-Pinto, médico, professor e antropólogo carioca que desempenhou importante papel na implantação e na disseminação do rádio no país. Considerado o “Pai da radiodifusão no Brasil”, Edgar fundou, em 1923, a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no ano passado. Relator do projeto na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) ressaltou que o rádio desempenhou "papel fundamental na disseminação de informações, entretenimento e cultura ao longo das décadas".
Vale ressaltar que a data já é simbolicamente comemorada como o Dia do Rádio desde 1966 pela ABERT. Em Santa Catarina, a data passou a ser comemorada em 2020, quando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Alesc criou a Semana Estadual do Rádio. Desde então, a celebração ocorre na semana do dia 25 de setembro desde 2021.
Com a promulgação da lei, a data passa a ser instituída de forma oficial para as comemorações ao meio de comunicação.
Por Redação RSC, com informações Acaert
Deixe seu comentário