Espaço Aberto; moradores da Divinéia reclamam de baixa pressão da água que afeta famílias a anos
Audiência pública discute instalação da ZPE em Imbituba
-
Imagem divulgação PMI - Audiência pública discute instalação da ZPE em Imbituba
Foram debatidos os impactos e benefícios da ZPE para a economia local, além da análise do edital de concorrência
O projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Imbituba deu mais um passo importante nesta segunda-feira (17) com a realização de uma audiência pública no Porto de Imbituba. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, e pela Invest SC, teve como objetivo apresentar os estudos técnicos e econômicos para a concessão da ZPE, garantindo mais transparência e participação da sociedade no processo.
Durante a audiência, foram debatidos os impactos e benefícios da ZPE para a economia local, além da análise do edital de concorrência. Representantes de diversos setores acompanharam a discussão, incluindo a vice-prefeita Madalena Nunes, que ressaltou a importância do projeto para o crescimento do município. O processo ganhou força no último dia 26 de fevereiro, com a apresentação dos estudos de modelagem e estruturação da concessão.
Criada por lei em 1995, a ZPE de Imbituba tem o potencial de impulsionar a economia regional ao oferecer incentivos fiscais e menos burocracia para empresas que atuam no setor de exportação. Com o novo marco regulatório, também será possível comercializar parte da produção no mercado interno. O Governo do Estado prevê que o edital de chamamento público seja publicado em novembro, com a assinatura do contrato no início de 2025.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário