logo RCN
Geral

Moradores em situação de rua ocupam pontos de ônibus e geram reclamações em Imbituba

  • Imagem reprodução - Moradores em situação de rua ocupam pontos de ônibus e geram reclamações em Imbituba

Diversas queixas foram dadas a respeito de “algazarras” e consumo de bebidas alcoólicas, deixando pessoas que dependem do transporte público preocupadas com a sua segurança

Nas últimas semanas o RSC Portal e a Rádio 89 vem recebendo reclamações constantes a respeito de pessoas em situação de rua que vem causando transtornos à população do município. Segundo os relatos, esses indivíduos permanecem por longos períodos nos abrigos, especialmente em dias de chuva, dificultando o uso dos espaços para os passageiros. 

Além das ocupações, diversas queixas foram dadas a respeito de “algazarras” e consumo de bebidas alcoólicas, deixando pessoas que dependem do transporte público desconfortáveis e preocupadas com a sua segurança. 

Durante uma entrevista com o repórter Otaviano Carvalho, o major PM Rodrigues, explicou que a situação é responsabilidade exclusiva da Polícia Militar, sendo necessária uma ação integrada de diversos órgãos. Segundo ele, já existe uma comissão que trata da situação. O major chegou a sugerir uma ação conjunta envolvendo a PM, a Assistência Social, a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros.

O objetivo seria limpar e interditar locais insalubres, além de realizar o cadastramento de pessoas em situação de rua. Os dados coletados seriam um auxílio na busca por possíveis soluções, como a oferta de passagens de retorno às suas cidades de origem.

Resposta da Prefeitura

Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Imbituba informou que realiza abordagens frequentes para lidar com a situação, mas reconhece a dificuldade em oferecer uma solução definitiva. Um dos principais desafios é que, apesar da oferta de serviços, como tratamento para dependência de álcool, muitos recusam ajuda. 

Quando os locais ocupados estão em condições insalubres, a Vigilância Sanitária é acionada para solicitar a retirada dos ocupantes, mas, muitas vezes, eles acabam retornando. 

Projeto “Conviver”

O projeto “Conviver” foi implementado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação de Imbituba em conjunto com diversos órgãos, como a Polícia Militar, Vigilância Sanitária e CREAS. O objetivo da iniciativa é abordar as necessidades das pessoas em situação de rua, oferecendo desde orientação sobre higiene até serviços de saúde e encaminhamentos para tratamento.

O “Conviver” foi estruturado em resposta à crescente demanda por ações coordenadas de assistência social, especialmente após o aumento de casos registrados nos últimos anos. Em 2023, foram cadastradas 328 pessoas vivendo nas ruas da cidade. 

A abordagem inclui visitas quinzenais aos locais ocupados por pessoas em situação de rua, encaminhamentos para serviços de saúde e suporte psicossocial, além de campanhas educativas que visam desencorajar a esmola nas ruas e promover a doação via entidades assistenciais.

Com a participação de diversos órgãos municipais e estaduais, o projeto tem como principal objetivo manter os espaços públicos limpos e seguros, ao mesmo tempo em que respeita os direitos e oferece suporte adequado às pessoas em situação de rua.

Por Redação RSC

Prazo de inscrição no Vestibular Unificado UFSC, IFSC e IFC termina hoje (9) Anterior

Prazo de inscrição no Vestibular Unificado UFSC, IFSC e IFC termina hoje (9)

Previsão do Tempo: semana de chuvas intensas e mar agitado no Litoral Próximo

Previsão do Tempo: semana de chuvas intensas e mar agitado no Litoral

Deixe seu comentário