logo RCN
Geral

O Sonho do Jaleco: conheça Ana Clara, jovem de Imbituba que luta para realizar seu sonho na Medicina

  • - Conheça Ana Clara, jovem de Imbituba que luta para realizar seu sonho na Medicina - Foto: arquivo pessoal

Para seguir na faculdade, ela está organizando uma vaquinha online e busca apoio da comunidade

A jornada para realizar o sonho de ser médica tem sido repleta de desafios para Ana Clara Machado, de 20 anos. Natural de Laguna, mas moradora de Imbituba desde pequena, ela viu na Medicina uma forma de expressar a empatia e o cuidado com o próximo. No entanto, dificuldades financeiras ameaçam interromper seu percurso acadêmico. Para continuar cursando o segundo semestre, Ana Clara organizou uma vaquinha online, buscando o apoio da comunidade.

O sonho de ser médica e os desafios do caminho

Desde criança, Ana Clara se interessava por Biologia, e na adolescência, ao assistir séries médicas e acompanhar a rotina de estudantes da área no YouTube, teve a certeza de que queria seguir na Medicina. “Sempre me encantou o cuidado com os pacientes e a possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas”, conta.

Após três anos de preparação intensa para o vestibular, enfrentando momentos de ansiedade, cansaço e abdicações, a aprovação foi um momento marcante. “Foi uma sensação de alívio e felicidade, depois de tanto esforço”, relembra. No entanto, a conquista veio acompanhada de um grande obstáculo: o alto custo da mensalidade. Sem condições de arcar com as despesas, sua esperança era obter uma bolsa pelo programa Universidade Gratuita, mas o benefício não veio. “Neste semestre, acumulamos uma dívida muito grande, e minha família não tem como pagar”, explica.


Após três anos de preparação intensa para o vestibular, enfrentando momentos de ansiedade, cansaço e abdicações, a aprovação foi um momento marcante - Foto: arquivo pessoal


A solidariedade como caminho

Diante da dificuldade financeira, Ana Clara encontrou inspiração em outros estudantes que passaram pela mesma situação. “Vi no grupo dos calouros que um veterano fez uma rifa para continuar estudando. Quando me vi na mesma situação, resolvi seguir essa ideia”, conta. Além disso, incentivada pelo radialista Arenilton Carvalho, criou também uma vaquinha online para facilitar as doações.

A vaquinha pode ser acessada pelo link ou no Instagram de Ana Clara, (@anaclaramachaado), onde ela compartilha mais informações. Além das contribuições financeiras, ela destaca que qualquer ajuda para divulgar sua história pode fazer a diferença. “Se as pessoas compartilharem, a mensagem pode chegar a mais gente e aumentar minhas chances de continuar na faculdade”, diz.

Persistência e esperança

Apesar das dificuldades, Ana Clara mantém a esperança de seguir na Medicina e, no futuro, ser a médica que sempre sonhou: uma profissional admirada por seus pacientes, que alia conhecimento técnico com empatia. “Ainda não escolhi uma especialidade, mas penso em pediatria. O que mais me encanta na profissão é a humanização, o cuidado e o aprendizado constante com cada paciente”, afirma.


Apesar das dificuldades, Ana Clara mantém a esperança de seguir na Medicina e, no futuro, ser a médica que sempre sonhou - Foto: arquivo pessoal


Para aqueles que enfrentam desafios semelhantes, ela deixa uma mensagem de força e perseverança. “Eu sei que é difícil e desesperador, mas tentem manter a calma e não desistam. Deus dá o caminho, e nós corremos atrás. O importante é não deixar o desespero paralisar”, conclui.

Por Leandro Silveira

Grupo Javatrilha de Sapiranga: 700KM de desafios e solidariedade Anterior

Grupo Javatrilha de Sapiranga: 700KM de desafios e solidariedade

Golpe do cashback: golpistas usam Inteligência Artificial para enganar consumidores em SC Próximo

Golpe do cashback: golpistas usam Inteligência Artificial para enganar consumidores em SC

Deixe seu comentário