logo RCN
Política

SC vai multar pessoas por uso de drogas em locais públicos

  • - Foto: imagem internet

Multa foi estipulada em um salário mínimo

A partir desta última terça-feira (16), o porte e o uso de entorpecentes em ambientes públicos em Santa Catarina vai gerar multa à pessoa flagrada. A definição consta de lei assinada pelo governador Jorginho Mello (PL) nesta terça-feira (16), cerca de duas semanas após a Assembleia Legislativa aprovar a iniciativa.

Segundo Mello, assinar a lei significa “proteção à família”. “Nós defendemos a vida, a saúde das pessoas e a integridade. Por isso que quem portar droga, entorpecentes em Santa Catarina será multado”, disse.

A multa foi estipulada em um salário mínimo e vai ser aplicada a quem for autuado por portar ou consumir drogas ilícitas em espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgão, instituição ou construção pública, incluindo vias públicas e parques.

“A ideia que a gente deu no projeto de lei é que as denúncias sejam feitas por quem está incomodado com pessoas utilizando drogas na ruas e a polícia vai abordar, vai fazer o termo circunstanciado e vai fazer uma aplicação da multa no CPF da pessoa”, descreve o deputado estadual Jessé Lopes (PL), autor do projeto, que tramitava há três anos no Legislativo barriga-verde.

O valor será dividido da seguinte forma: 50% dos recursos totais serão aplicados no Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública, 25% ao Fundo Estadual Antidrogas e 25% para o Fundo Estadual da Saúde.

Por redação RSC

Eleições 2024: aberto prazo para transferência temporária de local de votação Anterior

Eleições 2024: aberto prazo para transferência temporária de local de votação

Assessor gastou mais em viagens que 36 dos 40 deputados da Assembleia Legislativa de SC Próximo

Assessor gastou mais em viagens que 36 dos 40 deputados da Assembleia Legislativa de SC

Deixe seu comentário