logo RCN
Saúde

Doença de Newcastle: após caso em aviário no Rio Grande do Sul governo de SC orienta população

  • (Imagem reprodução) - Doença de Newcastle: após caso em aviário no Rio Grande do Sul governo de SC orienta população

Qualquer suspeita de sinais respiratórios, neurológicos ou alta e repentina mortalidade em aves deve ser prontamente comunicada

Após a identificação da doença de Newcastle em um aviário de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina emitiu uma nota técnica com medidas de segurança que devem ser adotadas pelos aviários catarinenses. 

A doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral, com alta mortalidade em curtos espaços de tempo, que afeta aves domésticas e silvestres. A ave doente apresenta sinais clínicos respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarréia e edema da cabeça.

Doença não afeta a população

Segundo a secretaria, o consumo da carne de aves e ovos de estabelecimentos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial permanece seguro à população.

Comércio das aves e produtos

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, ressalta que a Cidasc está adotando ações específicas, visando garantir a proteção sanitária do Estado e  proporcionar segurança na comercialização destes produtos aos países importadores.

A Nota ressalta a necessidade de restringir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção, a fim de proteger a saúde e segurança dos plantéis avícolas catarinenses.

Para controlar o vírus, as medidas incluem: análise da movimentação de animais e produtos de origem animal da área afetada, vigilância ativa em propriedades que receberam animais dessa região do Rio Grande do Sul nos últimos 30 dias, e diretrizes aos Postos de Fiscalização Agropecuária (PFFs) na divisa sul do estado para desinfecção de todos os veículos vindos da região afetada.

Qualquer suspeita de sinais respiratórios, neurológicos ou alta e repentina mortalidade em aves deve ser prontamente comunicada à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Por Redação RSC


Secretária de Estado da Saúde investiga óbito que pode ter sido causado pela Febre de Oropouche no Paraná Anterior

Secretária de Estado da Saúde investiga óbito que pode ter sido causado pela Febre de Oropouche no Paraná

Sol predomina durante a semana em Santa Catarina Próximo

Sol predomina durante a semana em Santa Catarina

Deixe seu comentário