SONUA 2025 começa nesta terça-feira em Imbituba, e RSC Portal estará presente
Baleia-franca presa em rede de pesca é resgatada
-
Imagem reprodução @c.anselmofotografia - Baleia-franca presa em rede de pesca é resgatada
Animal foi monitorado por três dias e conseguiu ser libertado com segurança
Uma baleia-franca, que nadava com uma rede de pesca presa à carapaça desde a última quinta-feira (10), foi finalmente libertada neste domingo (13) na Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O momento do resgate foi registrado em vídeo pelo fotógrafo Carlos Anselmo, que acompanhou a operação de perto.
Segundo ele, a retirada da rede foi feita com muito cuidado por uma pessoa capacitada e treinada em resgates, respeitando a segurança de todos os envolvidos. “Nos últimos três dias, acompanhamos uma baleia-franca em perigo com uma rede de pesca presa à sua carapaça. Diante da recorrência de possíveis riscos, exercemos o dever de agir”, escreveu o fotógrafo nas redes sociais.
Desde o avistamento do animal, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) acompanhava o caso. Uma embarcação do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foi enviada ao local na última quinta-feira, mas, na ocasião, os profissionais observaram que, apesar da rede, a baleia nadava calmamente e não demonstrava sinais de sofrimento.
A Polícia Militar Ambiental também auxiliou no monitoramento, utilizando drones para acompanhar a movimentação do animal. De acordo com o órgão, não houve necessidade de intervenção direta nos primeiros dias, pois a baleia submergia sempre que a embarcação se aproximava.
A soltura bem-sucedida trouxe alívio aos profissionais envolvidos e à comunidade ambiental que acompanha a migração das baleias-francas nesta época do ano. A espécie é símbolo da biodiversidade marinha de Santa Catarina e protegida por lei.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário