Após repercussão da paralisação, Prefeitura efetua pagamento e ônibus devem voltar a circular
Menor sobrecarga: por que crianças serão primeiras vacinadas contra a dengue em SC?
-
- Vacina contra a dengue será primeiro destinada à crianças – Foto: Reprodução/Agência Brasil
Após coletiva de imprensa realizada pelo governo de Santa Catarina, Estado explica vacinação contra a dengue.
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) que Santa Catarina receberá vacinas contra a dengue em 13 cidades do estado. Localizadas na região Norte e próximas a Joinville, a cidade com mais casos no território, somente crianças de 10 a 14 anos serão vacinadas em um primeiro momento.
No entanto, a escolha, segundo a SES/SC (Secretaria de Estado da Saúde), baseia-se em diretrizes elaboradas também pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela falta de imunizantes suficientes para toda a população.
Afinal, por que vacinar as crianças?
“Embora as crianças não estejam mais morrendo da doença, observamos um aumento significativo nas internações. Portanto, o Ministério da Saúde seguiu as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Infelizmente, ainda estamos muito aquém do necessário”, relatou o médico infectologista e superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi.
Seguindo a lógica do Ministério da Saúde, as internações diminuem, aliviando a sobrecarga no sistema e permitindo que recursos sejam direcionados para aqueles com maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença, como idosos e pessoas com comorbidades.
De acordo com Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde, o governo do Estado ainda não possui informações sobre a quantidade de vacinas que serão enviadas para Santa Catarina, nem sobre o processo de aplicação das mesmas. Esses detalhes serão fornecidos em uma nota técnica emitida pelo governo federal.
Casos de dengue “explodem”
Gaudenzi ressaltou o aumento da incidência da doença e dos focos do mosquito transmissor no estado.
Durante a coletiva, foram apresentados alguns dados epidemiológicos alarmantes sobre a doença no estado. Em 2023, foram registrados 72.759 focos do mosquito Aedes aegypti, demonstrando a extensão do problema.
Ainda mais preocupante é o fato de que nos primeiros 25 dias de janeiro deste ano já foram identificados 5.503 focos, sugerindo uma tendência preocupante de aumento da infestação do mosquito transmissor.
Segundo o médico, há um aumento de 900% de casos de dengue em Santa Catarina desde o início de 2024 em comparação ao mesmo período no ano passado.
Cidades que vão receber vacina contra a dengue em Santa Catarina:
- Joinville
- Araquari
- São Francisco do Sul
- Barra Velha
- Garuva
- Balneário Barra do Sul
- Itapoá
- Jaraguá do Sul
- Guaramirim
- Schroeder
- Massaranduba
- São João do Itaperiú
- Corupá.
Por g1 SC
Deixe seu comentário