Diocese de MT apura conduta de padre após flagra em casa paroquial
Campanha Nacional de Multivacinação começa com foco em crianças e adolescentes
-
Imagem iStock - Campanha Nacional de Multivacinação começa com foco em crianças e adolescentes
Ação segue até 31 de outubro e disponibiliza milhões de doses para atualização da caderneta vacinal em todo o país
Começa nesta segunda-feira (6) em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação 2025. Voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos, a iniciativa pretende reforçar a imunização contra diversas doenças e recuperar a cobertura vacinal após períodos de baixa adesão.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 6,8 milhões de doses de vacinas estão sendo distribuídas em todo o país. Além disso, R$ 150 milhões foram repassados aos estados e municípios para fortalecer a logística e a mobilização local.
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da vacinação e lembrou o papel histórico das campanhas nacionais na erradicação de doenças graves. “Os pais precisam entender que as vacinas salvam vidas. Muitos de nós só estamos aqui porque nossos pais enfrentaram filas e dificuldades para garantir nossa imunização”, afirmou.
Entre as vacinas disponíveis estão as de BCG, Hepatite B, Poliomielite, Rotavírus, HPV, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Influenza, Covid-19, entre outras incluídas no Calendário Nacional de Vacinação.
Para incentivar a adesão, o ministério também fará notificações personalizadas no aplicativo Meu SUS Digital, que deve alcançar cerca de 40 milhões de pessoas. Pelo app, pais e responsáveis podem consultar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e acompanhar o status vacinal em tempo real.
A campanha faz parte do esforço de recuperação da cobertura vacinal, que já apresenta avanços: entre 2022 e 2024, a imunização contra poliomielite cresceu 17%, e a da tríplice viral, 40%.
O Dia D de mobilização nacional está marcado para 18 de outubro, quando unidades de saúde em todo o país terão horário especial de atendimento. Segundo Padilha, será um momento de grande mobilização. “Todos os dias são dias de vacinar, mas o Dia D é uma chance de garantir que nenhuma criança fique sem proteção”, completou o ministro.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário