logo RCN
Esportes

2ª Edição da Corrida Rústica EIEB Tekoá Marangatu reúne mais de 175 jovens

  • - Ao final da competição, todos os competidores foram premiados com medalhas de participação - Foto: divulgação

A corrida teve como objetivo incentivar a prática esportiva entre jovens e fortalecer a conexão entre a cultura Guarani

A Aldeia Tekoá Marangatu, em Imaruí (SC), foi o cenário da segunda edição da Corrida Rústica EIEB Tekoá Marangatu, realizada na última sexta-feira (1º). O evento reuniu 175 participantes de nove escolas das cidades de Imaruí, Imbituba, Garopaba e Palhoça. A corrida teve como objetivo incentivar a prática esportiva entre jovens e fortalecer a conexão entre a cultura Guarani e a comunidade escolar da região.

O professor de educação física Marciel Fraga Miguel, da Escola Tekoá Marangatu, destacou o crescimento do evento: “Esse é o segundo ano de evento. No primeiro ano tivemos a participação de 70 alunos, e neste ano conseguimos dobrar o número de participantes.” 


Foto: divulgação


Corpo e mente em movimento

Para o professor Jean, de educação física da Escola Saad, o evento vai além da prática física. “A importância desse tipo de prática é enorme, pois vivemos em uma sociedade muito ligada às telas e ao sedentarismo. Essa corrida valoriza a cultura corporal, tira os jovens da zona de conforto e promove o bem-estar,” afirmou Jean.

Matheus Lima, de 17 anos, que havia ficado em segundo lugar na edição passada, conquistou a primeira colocação desta vez. O jovem atleta comentou: “Amo o esporte, e o trajeto foi bem difícil, mas valeu a pena.” 


Ganhadores de cada categoria - Foto: divulgação


Importância do esporte

A importância do evento também foi ressaltada pelo Cacique Fabiano, líder da aldeia anfitriã. Segundo ele, a corrida funciona como um intercâmbio escolar e uma chance de compartilhar a cultura Guarani com os visitantes: “Queremos mostrar um pouco da nossa cultura e competição. Esse evento permite um intercâmbio entre as escolas e a comunidade Guarani,” comentou.

Anderson, diretor da Escola Tekoá Marangatu, complementou a fala de Fabiano: “O objetivo é a integração dos alunos e mostrar a cultura Guarani. Trazer o esporte como benefício para a integração e a saúde dos estudantes.”


Foto: divulgação


Ao final da competição, todos os competidores foram premiados com medalhas de participação.

Por redação RSC

Jovem capoeirista de Imbituba busca apoio para competir em desafio internacional Anterior

Jovem capoeirista de Imbituba busca apoio para competir em desafio internacional

2ª Edição da Corrida Rústica EIEB Tekoá Marangatu acontecerá nesta sexta-feira (1°) Próximo

2ª Edição da Corrida Rústica EIEB Tekoá Marangatu acontecerá nesta sexta-feira (1°)

Deixe seu comentário