Natal para Todos; CDL compartilha planos para festividades deste ano
2ª Edição da Corrida Rústica EIEB Tekoá Marangatu reúne mais de 175 jovens
-
- Ao final da competição, todos os competidores foram premiados com medalhas de participação - Foto: divulgação
A corrida teve como objetivo incentivar a prática esportiva entre jovens e fortalecer a conexão entre a cultura Guarani
A Aldeia Tekoá Marangatu, em Imaruí (SC), foi o cenário da segunda edição da Corrida Rústica EIEB Tekoá Marangatu, realizada na última sexta-feira (1º). O evento reuniu 175 participantes de nove escolas das cidades de Imaruí, Imbituba, Garopaba e Palhoça. A corrida teve como objetivo incentivar a prática esportiva entre jovens e fortalecer a conexão entre a cultura Guarani e a comunidade escolar da região.
O professor de educação física Marciel Fraga Miguel, da Escola Tekoá Marangatu, destacou o crescimento do evento: “Esse é o segundo ano de evento. No primeiro ano tivemos a participação de 70 alunos, e neste ano conseguimos dobrar o número de participantes.”
Corpo e mente em movimento
Para o professor Jean, de educação física da Escola Saad, o evento vai além da prática física. “A importância desse tipo de prática é enorme, pois vivemos em uma sociedade muito ligada às telas e ao sedentarismo. Essa corrida valoriza a cultura corporal, tira os jovens da zona de conforto e promove o bem-estar,” afirmou Jean.
Matheus Lima, de 17 anos, que havia ficado em segundo lugar na edição passada, conquistou a primeira colocação desta vez. O jovem atleta comentou: “Amo o esporte, e o trajeto foi bem difícil, mas valeu a pena.”
Importância do esporte
A importância do evento também foi ressaltada pelo Cacique Fabiano, líder da aldeia anfitriã. Segundo ele, a corrida funciona como um intercâmbio escolar e uma chance de compartilhar a cultura Guarani com os visitantes: “Queremos mostrar um pouco da nossa cultura e competição. Esse evento permite um intercâmbio entre as escolas e a comunidade Guarani,” comentou.
Anderson, diretor da Escola Tekoá Marangatu, complementou a fala de Fabiano: “O objetivo é a integração dos alunos e mostrar a cultura Guarani. Trazer o esporte como benefício para a integração e a saúde dos estudantes.”
Ao final da competição, todos os competidores foram premiados com medalhas de participação.
Por redação RSC
Deixe seu comentário