Inep divulga cartilha da redação do Enem 2024 com dicas e exemplos de textos nota mil
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1°)
-
Imagem Marcello Casal Jr/Agência Brasil - Conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1°)
Decisão se deve ao risco hidrológico, resultante de baixos níveis nos reservatórios, além da elevação dos preços da energia no mercado
A partir desta terça-feira (1º), os consumidores de energia elétrica enfrentarão um aumento na conta, com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, a tarifa mais alta do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo por cada 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$4.463 para R$7.877.
A decisão foi divulgada na última sexta-feira (27) pela Aneel e se deve ao risco hidrológico, resultante de baixos níveis nos reservatórios, além da elevação dos preços da energia no mercado, que foi afetada pelos custos de geração não contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelha, sendo a última dividida em patamares 1 e 2. A bandeira verde indica que não há custo extra na tarifa.
A bandeira vermelha patamar 1 esteve em vigor desde setembro, após um longo período em que a bandeira verde predominou, oferecendo tarifas mais baixas. Segundo a Aneel, esse sistema foi implementado em 2015 para proporcionar maior transparência aos consumidores sobre os custos de geração de energia no Brasil, permitindo ajustes no consumo para reduzir o valor final da conta.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário