A partir de outubro, o IMA iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade de todos os pontos do programa
O mês de setembro irá terminar sem nenhum ponto impróprio para banho em Imbituba, segundo o relatório de balneabilidade divulgado nesta semana. O levantamento é feito pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina.
As coletas que embasam o estudo foram feitas no dia 24. Os balneários da Ribanceira, Vila Nova, Ibiraquera, Porto e do Rosa seguem avaliados como apropriados para banho. A lagoa de Barra de Ibiraquera segue com avaliação positiva.
Uma praia é considerada própria, segundo o IMA, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local houver presença de no máximo 800 E. coli por 100 mililitros.
Já a condição imprópria é constada quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for constatado índice de presença de bactéria superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
As praias de Imbituba, segundo o IMA
- Lagoa da Barra de Ibiraquera, próximo à boca da barra – própria
- Praia da Ribanceira, Frente rua João Martins – própria
- Praia da Vila Nova, Rua Francisco Moreira Alves – própria
- Praia da Vila Nova, Rua Hans de Schimidt – própria
- Praia de Ibiraquera, 100 m ao sul da boca da barra – própria
- Praia do Porto, próximo ao navio encalhado – própria
- Praia do Porto, esquerda do molhe central – própria
- Praia do Rosa, canto Sul - própria
Divulgação da balneabilidade
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações, que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
A partir de outubro, o IMA iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade de todos os pontos do programa, com aumento de frequência das coletas três vezes por semana em dez pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (Rota Norte de Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.
Todas as sextas-feiras, o Instituto continuará divulgando o release com o balanço das informações de balneabilidade da semana.
Colaboração: Carolina Carvalho/Instituto do Meio Ambiente
Receba nossas notícias no seu WhatsApp. Clique aqui e faça parte da comunidade RSC Notícias.
Por redação RSC
Deixe seu comentário