logo RCN
Geral

Válidas a partir desta sexta-feira (1°) novas regras do Pix devem aumentar segurança das transações

  • Imagem rafapress/Shutterstock - Válidas a partir desta sexta-feira (1°) novas regras do Pix devem aumentar segurança das transações

Com as novas medidas, as instituições financeiras estarão mais bem preparadas para agir em casos de transações suspeitas

A partir desta sexta-feira (1º), o sistema de pagamentos instantâneos Pix passará a contar com regras mais rigorosas, com o objetivo de aumentar a segurança das transações e prevenir fraudes. As novas diretrizes estabelecem que transferências superiores a R$200 só poderão ser realizadas a partir de dispositivos — como telefones e computadores — que estejam previamente cadastrados pelo cliente junto à instituição financeira. Para dispositivos não cadastrados, o limite diário de transferências será de R$1 mil.

O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro se aplica apenas a celulares e computadores que nunca tenham sido usados para efetuar transações via Pix. Para os dispositivos que já foram utilizados, não haverá alterações nas regras atuais.

Além disso, as instituições financeiras deverão aprimorar suas tecnologias de segurança, adotando soluções de gerenciamento de fraudes que consigam identificar transações atípicas ou que não se alinhem ao perfil do cliente, utilizando as informações de segurança armazenadas pelo Banco Central.

As instituições também têm a obrigação de informar seus clientes, por meio de canais eletrônicos acessíveis, sobre os cuidados necessários para evitar fraudes. É importante destacar que as instituições deverão realizar verificações a cada seis meses para checar se os usuários possuem marcações de fraude em seus sistemas.

Com as novas medidas, as instituições financeiras estarão mais bem preparadas para agir em casos de transações suspeitas. Elas poderão aumentar o tempo necessário para que clientes suspeitos iniciem novas transações e, em casos de suspeitas mais graves, bloquear temporariamente os recebimentos via Pix. Se houver comprovação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.

Pix automático

Em uma notícia relacionada, o Banco Central anunciou o lançamento do Pix Automático, programado para 16 de junho de 2025. Esta nova modalidade, que está em desenvolvimento desde o ano passado, visa facilitar o processo de cobranças recorrentes para diversas empresas, como concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, escolas e academias.

Por meio do Pix Automático, os usuários poderão autorizar cobranças automáticas diretamente de seus dispositivos, com os valores sendo debitados periodicamente sem a necessidade de autenticação a cada transação. 

Por Redação RSC


Prefeitura de Garopaba abre inscrições para Bolsa Atleta Anterior

Prefeitura de Garopaba abre inscrições para Bolsa Atleta

Chuva e sol: tempo instável e mar agitado são previsão para o final de semana Próximo

Chuva e sol: tempo instável e mar agitado são previsão para o final de semana

Deixe seu comentário