logo RCN
Geral

Nova lei isenta pacientes com doenças graves de perícia periódica no INSS

  • Imagem Reprodução Internet - Nova lei isenta pacientes com doenças graves de perícia periódica no INSS

Medida já está em vigor e promete desburocratizar acesso a benefícios como aposentadoria por incapacidade e BPC

Pessoas diagnosticadas com doenças graves e irreversíveis, como HIV/Aids, Alzheimer, Parkinson e esclerose lateral amiotrófica, não precisarão mais se submeter a perícias médicas regulares para continuar recebendo benefícios do INSS. A mudança foi oficializada por meio da Lei 15.157/2025, sancionada na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nova legislação traz alívio a milhares de brasileiros que dependem de aposentadoria por incapacidade permanente ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC), eliminando parte da burocracia enfrentada por quem vive com condições de saúde crônicas e progressivas.

A exceção à dispensa de perícia só será aplicada em casos onde houver suspeita justificada de fraude ou erro. Além disso, as perícias médicas relacionadas a pacientes com HIV/Aids agora exigem a presença de um médico infectologista, medida que reforça a especialização no atendimento.

A iniciativa altera pontos da Lei de Benefícios da Previdência Social e da Lei Orgânica da Assistência Social, sendo comemorada por especialistas e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e doenças graves.

Segundo o governo, a medida garante mais dignidade e respeito aos segurados, além de contribuir para a melhoria do fluxo de atendimentos nas agências do INSS.

Por Redação RSC

Possível queda no preço dos combustíveis anima consumidores brasileiros Anterior

Possível queda no preço dos combustíveis anima consumidores brasileiros

Consulta de identidade agora é online. Polícia Científica de SC lança nova ferramenta no site oficial Próximo

Consulta de identidade agora é online. Polícia Científica de SC lança nova ferramenta no site oficial

Deixe seu comentário