logo RCN
Meio Ambiente

Criciúma ocupa 1º lugar no ranking em coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos do país

  • - Mais de 80% dos bairros de Criciúma são contemplados com o serviço de coleta seletiva – Foto: Notuurno/Especial

Atualmente, mais de 80% dos bairros do município são contemplados com o serviço.

Criciúma, no Sul do Estado, ocupa a 1ª posição no Brasil em coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos. A cidade atingiu a nota máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. Atualmente, mais de 80% dos bairros do município são contemplados com o serviço, que é realizado semanalmente.

Horários da coleta seletiva em Criciúma

Em Criciúma, os trabalhos de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos são realizados pelo Grupo Rac Saneamentos e Racli Limpeza Urbana. A coleta seletiva acontece uma vez por semana em cada bairro, às 8h e às 13h.

“É importante que os resíduos estejam higienizados e sejam jogados no lixo apenas no dia da coleta, para facilitar a separação e evitar o acúmulos dos materiais”, destaca a gestora do Funsab (Fundo de Saneamento Básico), Anequésselen Bitencourt Fortunato.

Após a coleta, o lixo reciclável é encaminhado ao Centro de Processamento de Resíduos, no qual está localizado o Ecoponto. Lá, as cooperativas e associações de catadores são responsáveis pela separação e, posteriormente, comercialização dos materiais.

No local é realizado, ainda, o descarte de objetos e materiais como móveis, pneus, pilhas e baterias, que não podem ser jogados no lixo comum e necessitam de tratamento específico. O cronograma e itinerário da coleta pode ser conferido no site da Prefeitura de Criciúma, clicando aqui.

Programa Jogue Limpo com a Cidade

Criciúma possui, também, outros programas e ações que contribuem para o aumento da cobertura da coleta seletiva e preservação do meio ambiente. É o caso do projeto Jogue Limpo com a Cidade, que tem o propósito de incentivar a separação de lixo. Com isso, o cidadão pode obter até 50% de desconto na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos, que é cobrada no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano.

Para isso, materiais como papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros devem ser lavados, separados e entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelo município. Os locais podem ser conferidos em bit.ly/48ywtUe.

Profissionais verificam os materiais

“Nos pontos de descarte, os profissionais realizam a verificação e a pesagem dos materiais. Por isso, é importante que todos estejam separados da forma correta. Depois disso, o fiscal realiza o cadastro no aplicativo do programa, onde o munícipe pode conferir, também, seu saldo”, explica Anequésselen.

O morador pode acompanhar o seu saldo, informações e pontos de entrega mais perto da sua residência por meio do aplicativo REVER Cidadão, disponível na App Store e na Play Store.

por ND Mais

Publicação Legal Anterior

Publicação Legal

Warung Beach Club, em Itajaí, vai reabrir pista principal, mais de um ano após incêndio devastador Próximo

Warung Beach Club, em Itajaí, vai reabrir pista principal, mais de um ano após incêndio devastador

Deixe seu comentário