Segundo filhote de baleia-franca da temporada é encontrado morto em Garopaba
Imbituba descarta risco imediato de desabastecimento, mas reforça alerta para uso consciente de água
-
Imagem: iStock - Imbituba descarta risco imediato de desabastecimento, mas reforça alerta para uso consciente de água
SAMAE e Defesa Civil afirmam que município segue monitorando situação, apesar de alerta estadual sobre baixo índice de chuvas
Após o alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina sobre a necessidade de economia de água em razão da baixa incidência de chuvas no Estado, órgãos municipais de Imbituba garantem que, no momento, não há risco iminente de desabastecimento.
Segundo o SAMAE, o nível do Rio D’Una e de sua nascente, principal fonte de captação do município, não apresenta situação crítica. Contudo, a autarquia lembra que, assim como ocorreu em junho deste ano, podem ocorrer episódios pontuais de falta d’água provocados pela combinação de ventos fortes, comuns no segundo semestre, e maré baixa, que reduzem o nível da Lagoa do Mirim e, consequentemente, o fluxo do rio.
Essas situações, de acordo com o órgão, são acompanhadas de forma contínua, em conjunto com a Defesa Civil, e medidas emergenciais são adotadas sempre que necessário. A Defesa Civil de Imbituba também confirmou que, até o momento, não foi identificado risco de desabastecimento.
O SAMAE aproveitou para reforçar a importância de hábitos de consumo consciente, além da instalação de reservatórios
- individuais (caixas d’água), responsabilidade de cada morador. A autarquia destacou ainda projetos em andamento para ampliar a capacidade de armazenamento do município, incluindo:
- Reativação do Reservatório 3, com capacidade de 7,25 milhões de litros
Instalação do novo Reservatório Nova Brasília, com capacidade de 2 milhões de litros
Atualmente, Imbituba dispõe de capacidade de reservação de cerca de 6,8 milhões de litros. Com os novos investimentos, o volume total poderá chegar a 16,05 milhões de litros, um aumento de aproximadamente 136%.
Enquanto o cenário segue sob controle, SAMAE e Defesa Civil pedem que a população colabore com o uso racional da água, prevenindo transtornos e garantindo segurança hídrica para todos.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário