logo RCN
Política

Bolsonaro pode ser preso? Moraes avalia nova violação de medidas judiciais após vídeo

  • Imagem reprodução VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto - Bolsonaro pode ser preso? Moraes avalia nova violação de medidas judiciais após vídeo

Ex-presidente foi filmado exibindo tornozeleira no Congresso e pode ter infringido proibição de uso de redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode tomar uma decisão ainda nesta quarta-feira (23) a respeito da manifestação da defesa de Jair Bolsonaro (PL) sobre um possível descumprimento das medidas cautelares impostas ao ex-presidente.

Réu no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro está sob restrições desde o último dia 18, incluindo o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica e a proibição do uso de redes sociais, mesmo por intermédio de terceiros. Apesar disso, ele foi gravado em vídeo divulgado nas redes, durante visita à Câmara dos Deputados, falando com a imprensa e exibindo o equipamento eletrônico.

Confira o vídeo

Para Moraes, a publicação do vídeo pode configurar violação direta das determinações judiciais. A defesa de Bolsonaro, por sua vez, sustenta que ele não solicitou a postagem nem teve participação na publicação, e afirma não ter interpretado que entrevistas estivessem incluídas na proibição. Os advogados pedem que o ministro esclareça os limites exatos da medida.

Diante da nova polêmica, Moraes poderá encaminhar o caso à Procuradoria-Geral da República, tomar uma decisão direta ou, em cenário mais grave, decretar prisão preventiva, caso entenda que houve reincidência ou tentativa de obstrução.

Além da tornozeleira, Bolsonaro deve seguir outras medidas, como o recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integral nos fins de semana, além da proibição de contato com outros investigados e autoridades internacionais. A suspeita, segundo o STF, é de que ele esteja articulando pressões internas e externas para interferir no curso do processo.

Por Redação RSC, com informações G1

Moraes vê quebra de medida cautelar por Bolsonaro, mas descarta prisão preventiva por enquanto Anterior

Moraes vê quebra de medida cautelar por Bolsonaro, mas descarta prisão preventiva por enquanto

Polícia investiga milionários beneficiados com bolsas estudantis em SC Próximo

Polícia investiga milionários beneficiados com bolsas estudantis em SC

Deixe seu comentário