logo RCN
Saúde

Alerta de toxina; retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves são suspensos em toda a costa catarinense

  • (Imagem Pixabay) - Alerta de toxina; retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves são suspensos em toda a costa catarinense

Ostras, vieiras, mexilhões e berbigões fazem parte da lista

A retirada, comercialização e consumo de moluscos bivalves, como ostras, vieiras, mexilhões e berbigões, estão suspensos em toda a costa de Santa Catarina. A medida foi adotada após a detecção da toxina ácido ocadaico em moluscos em praticamente todos os municípios que cultivam esses animais.

A decisão, tomada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), tem como objetivo proteger a saúde dos consumidores.

A Cidasc realiza monitoramento contínuo das áreas de cultivo, realizando análises para detectar contaminantes microbiológicos, ficotoxinas e algas produtoras de toxinas. Moluscos podem acumular essas algas tóxicas em seus tecidos, e quando a concentração dessas toxinas ultrapassa os limites legais, podem representar riscos à saúde humana, como náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia. 

A decisão de suspender a retirada e o consumo desses moluscos foi baseada em análises recentes da água e da carne dos moluscos, que mostraram uma grande presença da alga produtora da toxina. Também é aconselhável que a população evite consumir moluscos provenientes de bancos naturais, como costões e beiras de praia.

O médico-veterinário Pedro Sesterhenn, responsável pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos e das Abelhas da Cidasc, explica que esse fenômeno é natural e pode ocorrer devido a fatores como correntes marítimas e condições climáticas.

A Cidasc intensificará o monitoramento nos próximos dias e avaliará a possibilidade de reverter a suspensão, caso as condições melhorem e o consumo dos moluscos possa ser retomado com segurança para a saúde pública.

Por Redação RSC

Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue Anterior

Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue

Secretária de Estado da Saúde investiga óbito que pode ter sido causado pela Febre de Oropouche no Paraná Próximo

Secretária de Estado da Saúde investiga óbito que pode ter sido causado pela Febre de Oropouche no Paraná

Deixe seu comentário