Auxílio-doença pode ser solicitado em agências dos Correios
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Imagem Agência Brasil - Auxílio-doença pode ser solicitado em agências dos Correios
Expectativa é que o processo se torne mais ágil e acessível para os segurados, reduzindo filas e tempo de espera
Desde a última segunda-feira (14), as agências dos Correios passaram a receber pedidos de auxílio-doença, também conhecido como benefício por incapacidade temporária, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida busca facilitar e agilizar o acesso ao benefício, evitando que o trabalhador precise agendar perícia médica presencial.
Os pedidos serão encaminhados através do “Atestmed”, sistema digital do INSS disponível no Balcão Cidadão das agências dos Correios. A medida é válida para afastamentos de até 180 dias. O processo pode ser iniciado pela Central 135 e finalizado na agência postal em até cinco dias úteis.
O funcionário da agência digitaliza e insere a documentação do segurado diretamente no sistema Atestmed, além de orientar sobre possíveis pendências nos documentos apresentados.
Os atestados apresentados devem conter:
- Nome completo do paciente;
- Data de emissão do documento (não superior a 90 dias da data do requerimento);
- Diagnóstico por extenso ou com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
- Assinatura do profissional emitente, que pode ser eletrônica, seguindo as normas vigentes;
- Identificação do profissional com nome, registro no Conselho de Classe (CRM, CRO) ou carimbo legível;
- Data de início do repouso ou afastamento;
- Prazo estimado de afastamento (preferencialmente em dias).
Agilidade e praticidade
Com a integração entre o INSS e os Correios, a expectativa é que o processo se torne mais ágil e acessível para os segurados, reduzindo filas e tempo de espera. Além disso, o novo formato oferece comodidade ao trabalhador, que pode resolver pendências rapidamente no Balcão Cidadão da agência mais próxima.
Por Redação RSC
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