logo RCN
Saúde

Garopaba promulga lei para distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo SUS

  • Imagem reprodução - Garopaba promulga lei para distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo SUS

Iniciativa busca beneficiar pessoas diagnosticadas com doenças, síndromes e transtornos para os quais a eficácia da cannabis medicinal é comprovada

O município de Garopaba, em Santa Catarina, promulgou a Lei nº 2.649/2024, que garante a distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Política Municipal de Saúde "PraVida" também permite a distribuição por associações autorizadas pelo Poder Público, visando atender pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.  

A iniciativa busca beneficiar pessoas diagnosticadas com doenças, síndromes e transtornos para os quais a eficácia do canabidiol, derivado da planta da maconha, é comprovada. A política também prevê a promoção de campanhas informativas sobre o uso terapêutico da planta e incentiva a realização de pesquisas científicas na área.  

Em suas redes sociais, Jean Ricardo Antunes, proponente da lei, junto ao vereador Rogério Linhares, destacou a relevância da medida. “Essa conquista representa mais qualidade de vida para pacientes que precisam desses tratamentos, reforçando nosso compromisso com uma saúde mais inclusiva e humana”, disse Jean.  

O vereador Rodrigo Oliveira, que também apoia a iniciativa, defendeu a democratização do acesso à cannabis medicinal. “Ajudar as milhares de famílias que convivem com autismo, TDAH, ansiedade, Parkinson, epilepsia e outras doenças é essencial para tornar o sistema de saúde mais eficiente e justo”, enfatizou Rodrigo.  

A Câmara Municipal aprovou o projeto na sessão do dia 9 de outubro, e a distribuição dos medicamentos deve começar em até 60 dias após a publicação da lei.

Canabidiol 

O canabidiol é um derivado da planta da maconha, que é usada para tratar condições médicas como epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade e Parkinson. 

Para ter acesso ao canabidiol pelo SUS, é necessário:

  • Ter indicação médica
  • Passar por acompanhamento periódico
  • Seguir protocolos clínicos
  • Realizar exames como eletroencefalograma, hemograma, creatinina e eletrólitos 

Por Redação RSC

Auxílio-doença pode ser solicitado em agências dos Correios Anterior

Auxílio-doença pode ser solicitado em agências dos Correios

SUS oferece medicamentos gratuitos para doenças crônicas; saiba como pegar Próximo

SUS oferece medicamentos gratuitos para doenças crônicas; saiba como pegar

Deixe seu comentário