logo RCN
Saúde

Imbituba é uma das cidades consideradas infestadas pelo mosquito da dengue

  • - Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. - Imagem ilustrativa: reprodução internet

São Ludgero e Tubarão também fazem parte desta lista

Em Santa Catarina, dos 295 municípios, 154 estão infestados pelo Aedes aegypti, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Destes, Imbituba, São Ludgero e Tubarão estão entre os afetados, enquanto outros oito, como Braço do Norte e Laguna, registraram focos do mosquito, totalizando 88 focos na região.

A bióloga Sabrina Fernandes Cardoso, da Regional de Saúde de Tubarão, reportou 53 notificações de casos prováveis de dengue em nove municípios. Entre eles, Imbituba, São Ludgero e Tubarão figuram novamente na lista. A preocupação aumenta com o alerta da bióloga sobre o potencial de piora da situação, devido ao alto número de focos na região.

“A nossa região ainda não está com a transmissão viral em nenhum município. Porém, a situação tende a piorar, porque o número de focos está muito grande e pode sair do controle”, alerta a bióloga.

Os dados epidemiológicos revelam um cenário alarmante: Santa Catarina já contabilizou 5.897 casos prováveis de dengue até a última semana, representando um aumento de 646,5% em relação ao ano anterior. Um óbito foi confirmado em Joinville, enquanto quatro casos permanecem em investigação em diferentes municípios, evidenciando a urgência de ações preventivas.

Por Redação RSC com informações Diário do Sul


Farmacêutica de vacina contra dengue disse que vai limitar venda no mercado privado Anterior

Farmacêutica de vacina contra dengue disse que vai limitar venda no mercado privado

Dispensa de vacina da Covid-19 em SC coloca prefeituras na mira do MPSC Próximo

Dispensa de vacina da Covid-19 em SC coloca prefeituras na mira do MPSC

Deixe seu comentário