Imbituba é uma das cidades consideradas infestadas pelo mosquito da dengue
-
- Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. - Imagem ilustrativa: reprodução internet
São Ludgero e Tubarão também fazem parte desta lista
Em Santa Catarina, dos 295 municípios, 154 estão infestados pelo Aedes aegypti, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Destes, Imbituba, São Ludgero e Tubarão estão entre os afetados, enquanto outros oito, como Braço do Norte e Laguna, registraram focos do mosquito, totalizando 88 focos na região.
A bióloga Sabrina Fernandes Cardoso, da Regional de Saúde de Tubarão, reportou 53 notificações de casos prováveis de dengue em nove municípios. Entre eles, Imbituba, São Ludgero e Tubarão figuram novamente na lista. A preocupação aumenta com o alerta da bióloga sobre o potencial de piora da situação, devido ao alto número de focos na região.
“A nossa região ainda não está com a transmissão viral em nenhum município. Porém, a situação tende a piorar, porque o número de focos está muito grande e pode sair do controle”, alerta a bióloga.
Os dados epidemiológicos revelam um cenário alarmante: Santa Catarina já contabilizou 5.897 casos prováveis de dengue até a última semana, representando um aumento de 646,5% em relação ao ano anterior. Um óbito foi confirmado em Joinville, enquanto quatro casos permanecem em investigação em diferentes municípios, evidenciando a urgência de ações preventivas.
Por Redação RSC com informações Diário do Sul
Deixe seu comentário