logo RCN
Saúde

Ministério da Saúde libera vacinas para gripe a partir dos 6 meses de vida

  • (magem Marcelo Camargo /Agência Brasil - Ministério da Saúde libera vacinas para gripe a partir dos 6 meses de vida

Doses remanescentes começam a ser distribuídas hoje

A partir desta sexta-feira (03), doses remanescentes da vacina contra a gripe estarão liberadas para aplicação em toda a população acima dos 6 meses de idade. A medida segue a recomendação feita pelo Ministério da Saúde (MS).

Com a ampliação, a SES pretende reduzir o número de hospitalizações e casos graves causados pela doença. A cobertura vacinal no estado está em 32% e a meta recomendada pelo MS é de 90%. 

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, é de suma importância que pessoas mais vulneráveis, aquelas que fazem parte de um dos grupos prioritários, se vacinarem contra a gripe, levando em consideração que essa população tem mais chances de adoecer gravemente em decorrência do vírus influenza. 

“Nós estamos fazendo um apelo a toda população para que busque os postos de vacinação. Estamos em um momento de superlotação das nossas emergências, as doenças respiratórias já chegaram e todos precisam fazer a sua parte.Vacina salva vidas”, disse a secretária. 

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.

Para aquelas que também estão na faixa etária e nos municípios prioritários para aplicação da vacina contra a dengue, que é de 10 a 14 anos, o intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue deve ser de 24 horas. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Por Redação RSC

Pacientes de hemodiálise do RS recebem atendimento em Santa Catarina Anterior

Pacientes de hemodiálise do RS recebem atendimento em Santa Catarina

Síndrome respiratória grave: Governo declara situação de emergência Próximo

Síndrome respiratória grave: Governo declara situação de emergência

Deixe seu comentário