logo RCN
Segurança

Corpo de Bombeiros de Imbituba divulga balanço de ocorrências durante o início do ano

  • - O militar alertou também sobre a importância de precauções em áreas não vigiadas e em piscinas residenciais - Foto: divulgação/CBMSC

O número exato de salvamentos ainda está sendo levantado, mas, em comparação com o ano passado, as estimativas indicam que as ocorrências podem ter aumentado

No programa Espaço Aberto, desta quinta-feira (9), o sargento BM Matos, do Corpo de Bombeiros de Imbituba, fez um balanço das ocorrências no período de virada de ano até a presente data, destacando as ações de segurança nas praias, rios e lagoas da cidade durante a operação verão.

Em comparação com o ano passado, o sargento ressaltou que o clima teve uma influência direta nas ocorrências, com a água em temperatura mais amena neste ano, o que tem incentivado mais banhistas a entrarem no mar. O número exato de salvamentos ainda está sendo levantado, mas, segundo ele, as estimativas indicam que as ocorrências podem ter aumentado. "Temos recebido muitos relatórios positivos dos guarda-vidas que atuam nas praias, o que mostra um esforço contínuo de prevenção", afirmou.

A atuação dos guarda-vidas é feita por meio de rondas constantes, com patrulhas nas áreas mais movimentadas das praias. "A prevenção é nossa prioridade, mas quando um banhista é arrastado por uma corrente de retorno, por exemplo, o guarda-vida entra em ação para evitar o afogamento", explicou Matos.

Além das praias vigiadas, o sargento mencionou que existem locais como a Praia d'Água, nas proximidades do bairro Vila Nova Alvorada, que não são cobertos pela presença de guarda-vidas. Nessas áreas, são colocadas placas indicativas alertando sobre a ausência de segurança.


A atuação dos guarda-vidas é feita por meio de rondas constantes, com patrulhas nas áreas mais movimentadas das praias - Foto: divulgação/CBMSC


Logística da Operação Veraneio

A operação veraneio, que ocorre de forma intensiva durante as festas de fim de ano e os meses de verão, segue até o final de fevereiro, coincidindo com o período do Carnaval. Durante este período, todos os postos de guarda-vidas nas praias são mantidos. Após o último domingo de carnaval, os postos que atendem as praias com menor movimento poderão ter seu funcionamento ajustado, permanecendo abertos apenas nos finais de semana, conforme a demanda.

Orientações de segurança para banhistas

O sargento Matos também deu dicas essenciais para quem frequenta as praias. A primeira orientação é sobre o autoconhecimento: "Se você não se sente seguro na água, não se arrisque. Respeite seus limites", alertou. Além disso, é importante sempre escolher um local próximo aos postos de guarda-vidas e prestar atenção às bandeiras de sinalização, que indicam o nível de risco de afogamento: bandeira vermelha indica alto risco, amarela risco médio, e verde um mar mais seguro para banho.

Segurança em locais não vigiados e em residências com piscinas

O militar alertou também sobre a importância de precauções em áreas não vigiadas e em piscinas residenciais. "Se você for a um local sem guarda-vida, avise alguém sobre o seu destino e horário de retorno", recomendou. Em casas com piscinas, a atenção deve ser redobrada, especialmente com crianças. "O responsável pela criança precisa estar sempre ao lado dela enquanto ela estiver na água", orientou. A instalação de cercas ao redor das piscinas também é uma medida preventiva eficaz.

Contato com o Corpo de Bombeiros

Por fim, o sargento destacou que, em caso de necessidade de ajuda, os banhistas podem procurar os postos de guarda-vidas ou ligar para o número 193, que conecta diretamente com a central de atendimento dos Bombeiros. "A central atende todo o estado e pode encaminhar a solicitação para a unidade mais próxima", afirmou.

A operação de segurança nas praias continua a ser monitorada de perto, com o Corpo de Bombeiros de Imbituba comprometido em garantir a segurança dos turistas e moradores durante todo o verão.

Por redação RSC

Corpo encontrado após nove dias de buscas pode encerrar mistério sobre desaparecimento na Praia do Rosa Anterior

Corpo encontrado após nove dias de buscas pode encerrar mistério sobre desaparecimento na Praia do Rosa

Homem invade residência e causa pânico no Campo D’una, em Garopaba Próximo

Homem invade residência e causa pânico no Campo D’una, em Garopaba

Deixe seu comentário