logo RCN

Garopaba (SC) recebe novo veículo 4x4 para integrar o Corpo de Bombeiros

  • Foto: Eduardo Valente - Garopaba (SC) recebe novo veículo 4x4 para integrar o Corpo de Bombeiros

Nesta terça-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi agraciado com 15 caminhonetes 4x4 entregues pelo governador Jorginho Mello

Na última terça (7), o CBMSC recebeu um total de 15 caminhonetes 4x4, adquiridas junto da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC). Entre os quartéis que receberam estes veículos está o de Garopaba.

A cerimônia de entrega ocorreu na capital Florianópolis e além disso também ocorreu a assinatura de um termo de cooperação entre a SDC e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), buscando dar suporte a execução de políticas públicas voltadas para a proteção e defesa civil. 

“O objetivo é apoiar os municípios na prevenção, uma área que sempre defendemos ao criarmos a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A ideia é destinar 80% dos recursos e tempo para a prevenção e os 20% para a Defesa Civil, um trabalho realizado com muita dedicação e competência. Esses novos equipamentos de alta qualidade substituem uma frota antiga e ajudarão a priorizar ações preventivas nos municípios”, declarou o governador Jorginho Mello.

Os veículos 4x4, modelo Nissan Frontier, avaliados no valor de R$4,3 milhões, serão enviados aos 15 Grupos de Respostas a Desastres do CBMSC, destinando uma viatura para cada batalhão no Estado, assim, atendendo todas as regiões catarinenses. Essas caminhonetes irão repor aquelas que foram danificadas nas missões de resgate no Rio Grande do Sul e o combate a incêndios florestais no Mato Grosso do Sul.

“O uso dessas viaturas será essencial, principalmente nas operações de resposta a desastres. Elas serão distribuídas por todo o Estado, uma em cada batalhão, e são fundamentais para o acesso a locais remotos e de difícil acesso, em situações de emergência”, afirmou o coronel Jeferson de Souza, subcomandante-geral do CBMSC.

Com a nova frota, o Corpo de Bombeiros Militar terá mais agilidade e eficiência para atender as ações de socorro, resgate e salvamento, em especial os desastres naturais, como deslizamentos de terra e enchentes.

Segundo informações da PIXTV, as caminhonetes foram enviadas para os seguintes batalhões:

1º BBM - Florianópolis/Trindade
2º BBM - Curitibanos
3º BBM - Rio dos Cedros
4º BBM - Turvo
5º BBM - Lages
6º BBM - São Carlos
7º BBM - Balneário Barra do Sul
8º BBM - Garopaba
9º BBM - Major Vieira
10º BBM - Palhoça/Pinheira
11º BBM - Joaçaba
12º BBM - São Miguel do Oeste
13º BBM - Tijucas
14º BBM - Xanxerê
15º BBM - Rio do Sul

Foto: Eduardo Valente


Um pacto de cooperação técnica 

Ao longo da cerimônia, um acordo de cooperação técnica entre a SDC e o BRDE foi assinado, autorizando o financiamento de ações voltadas para a proteção e defesa civil nos municípios catarinenses. 

As medidas previstas abrangem questões como, o monitoramento de áreas de risco, o planejamento de ações preventivas, a elaboração de planos de contingência, treinamento das equipes, além de obras focadas na requalificação urbana, drenagem e contenção de desastres.

“Nós desencadearemos uma ação muito forte na estruturação das defesas civis municipais, no planejamento urbano, no apoio, no uso e ocupação territorial e o BRDE tem uma linha de financiamento disponibilizada para isso. Então, todos os instrumentos e todo fomento que a secretaria vai fazer, os municípios podem pegar um recurso complementar com o banco para empreender uma política pública de proteção e Defesa Civil a nível municipal”, afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza.

João Paulo Kleinübing, diretor financeiro do BRDE, ressaltou a importância da parceria: “Estamos diretamente contribuindo para a segurança e o bem-estar da população catarinense. Este acordo não apenas oferece recursos financeiros, mas também garante a capacitação técnica e o planejamento necessário para enfrentar os desafios climáticos de maneira eficiente e estruturada.”

Por Redação RSC, com informações da Secom SC

Driblando a Lei: agente político, casal de empresários e funcionário público são alvos da Operação Castelo de Barro Anterior

Driblando a Lei: agente político, casal de empresários e funcionário público são alvos da Operação Castelo de Barro

Operação Castelo de Barro; empresários são presos e funcionário público afastado por desvio de saibro em Imbituba, Imaruí e Garopaba Próximo

Operação Castelo de Barro; empresários são presos e funcionário público afastado por desvio de saibro em Imbituba, Imaruí e Garopaba

Deixe seu comentário