logo RCN
Segurança

Menina de 8 anos morre e polícia investiga relação com desafio viral no TikTok

  • Imagem reprodução - Menina de 8 anos morre e polícia investiga relação com desafio viral no TikTok

Este é o segundo caso semelhante registrado no Brasil em pouco mais de um mês

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a morte de Sarah Raíssa Pereira de Castro, de 8 anos, ocorrida no último domingo (13), em Ceilândia. A principal suspeita é de que a menina tenha participado do chamado "Desafio do Desodorante", um conteúdo perigoso que circula em redes sociais como o TikTok.

Sarah foi encontrada desacordada em casa na última quinta-feira (10), segurando um frasco de desodorante aerossol. Ela chegou a ser levada ao Hospital Regional de Ceilândia, onde ficou internada por três dias. De acordo com os médicos, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e, mesmo após reanimação, não apresentou reflexos neurológicos, o que levou à constatação de morte cerebral.

A 15ª Delegacia de Polícia conduz o inquérito para apurar como a menina teve acesso ao desafio e quem pode ser responsabilizado por sua divulgação. Os suspeitos, segundo a Polícia Civil, podem responder por homicídio duplamente qualificado, considerando o uso de meio perigoso e o fato de a vítima ser menor de 14 anos.

Este é o segundo caso semelhante registrado no Brasil em pouco mais de um mês. Em março, Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, morreu em Bom Jardim (PE) após inalar desodorante, em circunstâncias semelhantes.

Especialistas alertam para os graves riscos do uso indevido de produtos químicos. A pediatra Camila Carbone Prado, do CIATox da Unicamp, explica que a inalação de desodorantes em spray pode provocar arritmias cardíacas, asfixia, danos aos pulmões e até levar à morte. A médica reforça que o centro já atendeu casos de intoxicação relacionados ao desafio, que circula nas redes desde pelo menos 2018.

Até o momento o TikTok ainda não se manifestou sobre o caso. Enquanto isso, autoridades e profissionais de saúde reforçam a importância da supervisão de crianças nas redes sociais e da orientação sobre os perigos de conteúdos virais.

Por Redação RSC

Briga por filhos resulta em tentativa de homicídio em Tubarão Anterior

Briga por filhos resulta em tentativa de homicídio em Tubarão

Cachorro agredido e jogado em mata é resgatado com vida em Santa Catarina Próximo

Cachorro agredido e jogado em mata é resgatado com vida em Santa Catarina

Deixe seu comentário