logo RCN
Economia

Ano novo, vida financeira nova? brasileiros estão otimistas para 2025

  • Imagem reprodução - Ano novo, vida financeira nova? brasileiros estão otimistas para 2025

Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025

Apesar das preocupações financeiras, como gastos inesperados (27%) e a falta de reserva de emergência (25%), os brasileiros estão otimistas para 2025. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Opinion Box, 87% dos consumidores acreditam que conseguirão pagar as contas em dia ao longo deste novo ano.  

A pesquisa revela que as palavras-chave que definem as perspectivas para o período são "planejamento" (35%) e "organização" (28%). Para alcançar esses objetivos, 9 em cada 10 brasileiros já começaram a se planejar financeiramente no final de 2024, com destaque para a quitação de dívidas, mencionada por 40% dos entrevistados.  

Esperança por dias melhores  

O otimismo também se reflete em outros dados: 87% dos brasileiros acreditam que 2025 será um ano melhor que 2024, quando 18% apontaram “dificuldade” como uma das principais palavras associadas às suas finanças. Além disso, 84% estão confiantes de que conseguirão realizar seus sonhos no novo ano, entre eles: cuidar da saúde (27%), investir (22%) e empreender (18%).  

Para Thiago Ramos, Especialista em Educação Financeira da Serasa, o segredo para atravessar o ano sem dificuldades está no planejamento financeiro. “Esta organização, quando feita de forma realista e responsável, pode ser fundamental em momentos de imprevistos. Controlar a renda, os gastos e manter uma reserva de emergência são hábitos capazes de transformar a saúde financeira”, afirma.  

A realidade da inadimplência  

Apesar do otimismo, os dados de inadimplência continuam altos. O Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, referente a novembro de 2024, aponta que o país registra 73,7 milhões de inadimplentes, acumulando um total de R$274 bilhões em dívidas. Cada consumidor negativado deve, em média, R$5.558,30.  

Para quem deseja limpar o nome, a plataforma Serasa Limpa Nome oferece opções de renegociação ao longo de todo o ano, tanto pelo aplicativo e site quanto presencialmente nas agências dos Correios em todo o país. 

Por Redação RSC, com informações Serasa


Quando voltam os ônibus em Garopaba? Proprietário da empresa deu entrevista a Rádio 94,7FM Anterior

Quando voltam os ônibus em Garopaba? Proprietário da empresa deu entrevista a Rádio 94,7FM

Resultados do Enem 2024 são divulgados mas site apresenta instabilidade Próximo

Resultados do Enem 2024 são divulgados mas site apresenta instabilidade

Deixe seu comentário