Venezuela exige remoção de desafios perigosos do TikTok após mortes de adolescentes
Escola Henrique Lage promove programação especial pelo Dia da Consciência Negra
-
- Foto: divulgação
A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil
Nesta terça-feira (19), a Escola de Educação Básica Henrique Lage realizou uma programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, que acontece amanhã, 20 de novembro. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil, e convida a sociedade a refletir sobre o impacto histórico do racismo e a importância de valorizar a cultura afro-brasileira.
Com uma série de atividades educativas e culturais, a escola busca não apenas resgatar as raízes da história negra, mas também estimular o debate sobre igualdade, respeito e reconhecimento do papel essencial da população negra na formação do país.
A programação inclui exposições, oficinas e debates promovidos por professores de diferentes disciplinas. Entre os destaques estão os jogos africanos, como Mancala, organizados pelas disciplinas de Matemática e Educação Física; um cinedebate sobre a mitologia iorubá; e apresentações sobre a influência da cultura africana na moda, culinária e música. Os alunos também estão explorando temas como personalidades negras de destaque, mitos africanos, e a resistência cultural através da arte e da poesia.
Cultura e identidade no cotidiano escolar
A valorização da cultura afro-brasileira está presente em atividades como a leitura do livro Amoras, do rapper Emicida, realizada com os alunos do ensino fundamental, e na confecção de bonecas Abayomi, símbolo da tradição africana. Além disso, os alunos dos anos finais participaram de exposições sobre o navio negreiro, inspirado no poema de Castro Alves, e criaram verbetes sobre africanidades catarinenses, destacando a influência cultural negra no estado.
A reportagem foi ao ar no programa Espaço Aberto, da Rádio 89, trazendo entrevistas com alunos e professores sobre a importância do Dia da Consciência Negra.
Por redação RSC
Deixe seu comentário