logo RCN
Internacional

Não é só o RS: veja que outros países estão lidando com desastres causados pelas chuvas em 2024

  • (Imagem Luis Tato/AFP) - Não é só o RS: veja que outros países estão lidando com desastres causados pelas chuvas em 2024

"Mudanças climáticas podem transformar esses desastres em uma tendência"

Todo o Brasil se comove e busca auxiliar o Rio Grande do Sul após as enchentes que devastaram grande parte das cidades gaúchas. Porém, há mais de duas semanas outros países têm vivido catástrofes semelhantes ao redor do mundo. Indonésia, Afeganistão e Quênia são alguns exemplos de nações que, em consequência das chuvas, contam com um grande número de mortos e desabrigados.  

Segundo a diretora de clima e energia da ONG WWF Espanha, Mar Asunción, desastres naturais são influenciados por características locais, como o desmatamento e a degradação dos ecossistemas, e até mesmo internacionais, como o El Niño. 

No entanto, de acordo com a diretora, as mudanças climáticas podem transformar esses desastres em uma tendência. “O aumento da frequência e intensidade desses episódios extremos, é o que tem ocorrido ao redor do mundo, causando impactos muito maiores, em diferentes partes do planeta, onde, por serem mais repetitivos, seu impacto é consequentemente maior", explicou ela. 

África 

A África, Quênia, Burundi, Tanzânia e Somália são países que foram afetados por volumes de chuvas sem precedentes, atingindo quase um milhão de pessoas. Existem muitos desabrigados vivendo em meio a danos significativos em moradias, escolas e infraestruturas, bem como perda de colheitas e gado.

Ao longo da última década, as alterações climáticas intensificaram as condições meteorológicas extremas na África Oriental e Austral, como a seca prolongada no Quênia, na Etiópia e na Somália de 2020 a 2023, seguida de graves inundações desde o final do ano passado.



  • Somália: mais de 160 mil pessoas afetadas pelas últimas cheias, dois terços são crianças.
  • Quênia: quase 300 mortos, 75 desaparecidos e 190 feridos e cerca de 285 mil pessoas afetadas.
  • Tanzânia: pelo menos 155 pessoas morreram nos últimos dias devido a inundações e deslizamentos de terra.

Ásia

Segundo o Ministério de Refugiados do regime Talibã, no Afeganistão o número de mortos pelas inundações é de 350, além de mil pessoas feridas no desastre. Após décadas de conflito armado, o país vulnerável a eventos climáticos extremos, teve mais de 8.800 construções total ou parcialmente destruídas. 

Na Indonésia, as autoridades estimam em mais de 50 o número de mortos nas recentes enchentes. Em Sumatra Ocidental, no oeste do arquipélago, cerca de 20 pessoas estão desaparecidas, onde enchentes e deslizamentos de terra já haviam causado 26 mortes e quase 79 mil desabrigados no mês de março.



No Oriente Médio, os Emirados Árabes Unidos têm sofrido com temporais desde abril, que vêm afetando a receita petrolífera, enquanto a vizinha, Arábia Saudita, tem carros totalmente submersos, pessoas ilhadas, estradas bloqueadas e aulas suspensas.

Por Redação RSC

Nova frente fria se aproxima de SC e final de semana tem previsão de geada Anterior

Nova frente fria se aproxima de SC e final de semana tem previsão de geada

Nova lei sancionada garante sigilo de vítima de violência doméstica Próximo

Nova lei sancionada garante sigilo de vítima de violência doméstica

Deixe seu comentário