logo RCN

Operação Mensageiro: nova fase prende prefeitos e cumpre mandados em cidades de SC

  • - Operação Mensageiro deflagrada nesta quinta-feira (27) — Foto: MPSC/Divulgação

Em fases anteriores, a ação já prendeu outros sete prefeitos. Investigação mira escândalo de corrupção envolvendo desvio de verbas públicas nas áreas de coleta de lixo e saneamento.

Está em curso nesta quinta-feira (27) a 4ª fase da Operação Mensageiro, que investiga escândalo de corrupção envolvendo desvio de verbas públicas nas áreas de coleta de lixo e saneamento. Os alvos de mandados de prisão são prefeitos de diferentes regiões do Estado.

Em ações anteriores, sete prefeitos já haviam sido detidos. No total, nesta manhã estão sendo cumpridos 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão. Uma das prisões aconteceu em Brasília. Doze cidades são alvos de ações.

Até as 9h, a prefeitura de Corupá, no Norte, confirmou a prisão do prefeito Luiz Carlos Tamanini (leia a nota abaixo).

Os nomes das cidades e dos prefeitos não foram informados até as 8h40. Novos detalhes serão divulgados pelo órgão ao longo do dia.

Conforme o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os mandados ocorrem em Imaruí, Presidente Getúlio, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Ibirama, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte, Massaranduba. Os mandados foram requeridos após informações repassadas por testemunhas e provas.

O que dizem os alvos desta 4ª fase

Luiz Carlos Tamanini, prefeito de Corupá — Foto: Facebook/Reprodução

Luiz Carlos Tamanini, prefeito de Corupá — Foto: Facebook/Reprodução

Em nota, a prefeitura de Corupá, no Norte, afirmou que "está à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos devidos, disponibilizando toda a documentação solicitada". A reportagem tenta contato com os demais alvos da ação.

Operação Mensageiro

A Operação Mensageiro, deflagrada no fim de 2022 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), colocou sob a mira um suposto esquema de corrupção na licitação de lixo em várias cidades do Estado.

Na primeira, quatro prefeitos foram presos, um deles durante uma viagem oficial a Brasília. Na segunda, em 2 de fevereiro, dois prefeitos também foram detidos. Já nesta terceira fase, o prefeito de Tubarão foi detido junto com o vice.

A investigação está relacionada à suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

Até o momento foram cumpridos 196 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão preventiva. A nova fase corre em segredo de justiça, por determinação legal.

Fonte: g1 SC e NSC TV
Operação Mensageiro: saiba quem são os prefeitos presos no escândalo do lixo em SC Anterior

Operação Mensageiro: saiba quem são os prefeitos presos no escândalo do lixo em SC

Baleia-jubarte de 9 metros é achada morta encalhada em praia do Litoral Sul de SC Próximo

Baleia-jubarte de 9 metros é achada morta encalhada em praia do Litoral Sul de SC

Deixe seu comentário