logo RCN
Dia das Mulheres

Especial Dia das Mulheres: Santa Catarina um Estado forjado com a força feminina

Em homenagem a essa data, confira algumas figuras femininas para contarem suas histórias

Há centenas de anos as mulheres lapidam a história da sociedade, em seu múltiplo papel de  mães, amigas, tias, esposas e profissionais. A presença feminina se fortaleceu ao longo do tempo conquistando direitos e promovendo comunidades mais inclusivas. Do campo à cidade, da indústria à ciência, do chão de fábrica ao empresariado, cada dia mais mulheres conquistam seus espaços em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Instituído em 1975 pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Mulher destacava inicialmente uma luta por justiça salarial. Hoje, embora a equiparação salarial ainda esteja em pauta, há temas como violência, feminicídio e direito de escolhas sendo discutidos em prol da representatividade feminina.

O Brasil tem 104,5 milhões de habitantes mulheres, o que representa uma fatia de 51,5% da população. Em Santa Catarina, a população feminina é de 50,71%. Nesse Estado pujante, a presença feminina é forte e atuante em todas as áreas, do Oeste ao Litoral, do Campo aos corredores do Governo.

Em homenagem a essa data, a Rede Catarinense de Notícias, em parceria com as mais de 100 empresas jornalísticas associadas à Adjori/SC, reuniu figuras femininas para contarem suas histórias. Confira:

Vice-governadora Marilisa Boehm


Marilisa Boehm é natural de Joinville, tem 59 anos de idade. Formada em Direito e pós-graduada em Ciências Criminais, tem uma história de lutas em defesa da mulher. Fundadora da Delegacia da Mulher de Joinville, onde foi titular entre 1990 e 2014. Também atuou como Delegada Regional, entre 1999 e 2002, comandando os municípios de Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul, Garuva e Araquari.

Participou ativamente na criação da casa “Viva Rosa”, para abrigamento de mulheres vítimas de violência, bem como do Protocolo de Atendimento as Pessoas Vítimas de Violência Sexual, serviço de grande importância para evitar a revitimização de quem sofreu crimes sexuais. Também realizou inúmeras palestras na cidade de Joinville e região sobre violência contra mulher, crianças, adolescentes e idosos.

Foi candidata a vereadora, a vice-prefeita de Joinville e a deputada estadual. Após se aposentar, criou o Instituto Cazul (www.cazul.com.br) com o objetivo de empoderar as mulheres por meio do empreendedorismo. Em 2022, pelo PL, disputou a eleição na chapa com Jorginho Mello e foi eleita vice-governadora.

“Desde 1º de janeiro de 2023 trabalho em total sintonia com o governador Jorginho Mello. Meu cotidiano inclui o atendimento à população e às lideranças da sociedade civil organizada de todas as cidades catarinenses. Como a agenda do governador é muito ampla e intensa, várias vezes eu o represento nos municípios e atendo embaixadores de outras nações, que desejam investir em Santa Catarina e podem vir a ser nossos parceiros comerciais.

Além disso, continuo o trabalho que sempre desenvolvi quando era delegada, falando para as mulheres sobre seus direitos, que há sim como enfrentar a violência doméstica, com o eficiente apoio das forças de segurança do Estado e outras entidades. Procuro sempre incentivar o empreendedorismo delas e sua participação na política, pois temos qualidade, competência e inteligência para contribuir na melhoria da vida de todas as pessoas. Todas essas ações me desafiam, mas cumpro com a resiliência e a dedicação que todas nós mulheres temos, e isso tira todas as dificuldades que a palavra desafio aparenta significar”, argumenta a vice-governadora.

 Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Marilisa Boehm, destaca que homens e mulheres são complementares na sociedade. “Não somos melhores nem piores do que os homens. Temos características que complementam a eles e vice-versa. Não precisamos competir ou desafiar. Algumas de nós são atletas, artistas, políticas, cientistas, professoras, mães, avós, amigas, companheiras, donas de casa, empresárias e tantas outras profissões. O importante é termos a certeza de que somos capazes do que desejarmos fazer. Sempre”, finaliza.

Claudete dos Santos Souza, comunicadora


Claudete Santos Souza possui uma carreira consolidada e uma imagem pública respeitada na cidade de Imbituba. Claudete foi Primeira-dama, durante o mandato de seu marido, Osny Souza Filho. Além disso, também tem uma trajetória respeitada como Secretária de Saúde e também de Assistência Social.

Atualmente, é apresentadora do Programa Notícias em Pauta, nas rádios 89.3 FM (Imbituba) e 94.7 FM (Garopaba). Nele, Claudete traz personalidades da região e, através de uma conversa intimista, conta a história do convidado, bem como sua vida pessoal e profissional. Toda terça e quinta, Claudete vai ao ar nas rádios e demonstra seu talento como apresentadora.

A área da comunicação é desafiadora e Claudete acredita que o maior desafio é, justamente, comunicar. Comunicar é arte e nem sempre é possível receber uma mensagem da maneira que deveria ser. “Acredito que manter a mensagem clara é sempre meu maior objetivo”, conta Claudete.

Para este Dia das Mulheres, Claudete deseja que as mulheres continuem se empoderando. “Eu espero que todas as mulheres, independentemente da idade e crença, se empoderem não só em um dia, e sim em todos os dias de suas vidas. Nossa força é grande, e quando trabalhamos juntas, essa força pode ser imbatível contra os desafios da sociedade”, finaliza.

Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do TRESC


A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta tomou posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina na  manhã desta sexta-feira, 8. Ela é natural de Joinville e ingressou na magistratura catarinense em 1985 como juíza substituta do TJSC, atuando em diversas comarcas do estado.

Em 1987, foi promovida à juíza de Direito e judicou nas comarcas de Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Biguaçu, Chapecó e na Capital. Também foi juíza eleitoral em diversas zonas eleitorais, na categoria Juíza de Direito.

Tomou posse em 2000 como juíza de Segundo Grau do TJSC, sendo promovida, em 2005, ao cargo de Desembargadora, atuando desde então na Terceira Câmara de Direito Civil do TJSC, que atualmente preside, no grupo de Câmaras de Direito Civil e no Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Gabriela Kelm – Presidente da ACII


Recentemente eleita para o seu segundo mandato como presidente da Associação Empresarial de Itajaí – ACII, Gabriela Kelm tem se destacado como exemplo de liderança e empreendedorismo. Neste Dia Internacional da Mulher, Gabriela conta um pouco da sua história e fala sobre os desafios da mulher no ambiente empresarial.

Formada em gestão de lojas, Gabriela Kelm é mãe da Manu e da Isabela. Atuando no ramo do varejo há mais de 25 anos, é presidente da ACII e trabalha em oito franquias da Óticas Carol nos setores de Recursos Humanos e de Marketing.

Antes de empreender, Gabriela trabalhou como vendedora em diversos segmentos, depois como representante comercial, e na sequência, iniciou sua vida como empresária. “E foi aí que me encontrei, empreendendo”, ressalta.

“Hoje, com certeza o maior desafio é o equilíbrio entre todas as nossas frentes de trabalho. Então hoje eu tenho as lojas e também estou como voluntária na Associação Empresarial de Itajaí, atualmente como presidente da entidade.  Aí tem também a Gabriela que é padelista, uma atleta que gosta muito de jogar padel e está indo para um campeonato brasileiro agora, no próximo final de semana. Hoje o difícil é equilibrar. As coisas mais importantes da minha vida são as minhas duas filhas. O desafio hoje é o equilíbrio entre o trabalho e o voluntariado, que é uma parte extremamente importante. É o que eu quero deixar como exemplo para as minhas filhas e é a forma como eu tenho de dar retorno para a sociedade, com tudo o que eu recebo empreendendo. Outro desafio é a gestão de pessoas, sem dúvida. Trabalhar efetivamente a nossa mão de obra, fazer com que ela cresça e com que a gente transforme os nossos colaboradores em intraempreendedores. Que eles empreendam nas empresas e depois tenham a oportunidade de abrir suas empresas também”, ressalta.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a empresária deixa uma mensagem: “Que as mulheres se importem e se coloquem à disposição cada vez mais para a sociedade! Pode ser através das entidades, pode ser através das ONGs, pode ser através da política. A mulher tem um olhar extremamente importante sobre tudo. Seja numa empresa, seja numa entidade ou numa organização do terceiro setor, ela consegue trazer o time sempre com ela, consegue ter engajamento, consegue dar o melhor exemplo de trabalho e de entrega mas sempre com muito amor ao próximo, sempre com muita empatia. O que eu gostaria é de ver mais mulheres nessa posição. Hoje a gente já tem vários destaques, já vê várias presidentes e várias deputadas e vereadoras na política, trabalhando efetivamente por todos. Penso que a mulher realmente tem de se colocar nesse papel de destaque, nesse papel de protagonismo. Eu tenho certeza de que assim a gente vai realmente mudar a sociedade. Será uma mudança de cultura, de olhar, de amor ao próximo, de empatia e entendimento, acolhimento e pertencimento”, finaliza Gabriela.

Elisângela Muniz, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Santa Catarina


Elisângela Muniz é a primeira mulher eleita para comandar a diretoria e conselho da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de SC (Aacrimesc). “É com gratidão e honra que assumo a presidência da Aacrimesc, sendo a primeira mulher eleita a ocupar esse cargo em mais de quatro décadas de história da instituição. Agradeço também ao ex-presidente Deivid Prazeres por sua dedicação e trabalho em prol da advocacia criminal em nosso Estado. Estou comprometida em dar continuidade ao excelente trabalho realizado até agora e em representar dignamente os interesses de nossos associados. Juntos, vamos enfrentar os desafios que surgirem e construir um futuro ainda mais promissor para a Aacrimesc “, afirmou a presidente Elisângela Muniz.

Sibeli Elisiana Drozdek-Contezini – gerente das unidades Sesc Mafra e São Bento do Sul


Sibeli Elisiana Drozdek-Contezini, aos 35 anos, é gerente das unidades do Sesc Mafra e São Bento do Sul. Com uma carreira que transitou da educação para áreas de empreendedorismo, liderança e gestão, Sibeli destaca o papel fundamental que o Sesc teve em sua trajetória profissional. "Tive as maiores oportunidades da minha vida aqui. É uma empresa que acredita e investe em seus colaboradores", ressalta.

Ao falar sobre os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, Sibeli reflete sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam. "Vejo a minha carreira, o quanto as possibilidades, as portas que se abrem nem sempre são fáceis. Liderança é extremamente importante para fazer um bom trabalho nas áreas que está à frente", afirma. Com quase 90 colaboradores nas duas unidades que gerencia, ela destaca a importância de incentivar as mulheres em seus caminhos profissionais.

Para Sibeli, o Dia da Mulher é uma oportunidade de transmitir uma mensagem de confiança e empoderamento. "Confie em você, mulher. Acredite que aquilo que você busca, você é capaz", incentiva. Ela ressalta a necessidade de discutir a liderança feminina na sociedade, destacando a importância de direitos iguais. "Incentivem as mulheres da sua vida", destaca.

Representando todas as mulheres, Sibeli expressa sua gratidão pela oportunidade de compartilhar sua experiência. "Me sinto extremamente honrada de estar aqui. O tema da liderança feminina precisa ser mais discutido", enfatiza. Ao falar sobre sua própria jornada, ela destaca a importância do autoconhecimento e da busca pela realização pessoal. "É essa pessoa que transita por esses espaços, ela se conecta em todos os momentos", conclui Sibeli.

Lourdes Pires de Lima – Vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Imbituba


Lourdes Pires de Lima, natural de Imbituba e formada em artes cênicas e educação física, tem uma trajetória marcada por desafios e determinação. Atualmente, ela ocupa o cargo de vice-presidente da Academia de Letras e Artes, na cidade de Imbituba. Lourdes compartilhou como a arte se tornou essencial em sua vida após enfrentar uma perda devastadora. "Há tempos atrás, perdi minha filha Renata em um acidente. Como todas as mães, me vi em um profundo sofrimento", relembrou.

Mesmo diante da dor, Lourdes encontrou na arte uma forma de lidar com sua perda e inspirar outros. "Foi através dessa perda que descobri como uma executora para poder passar entretenimento para esse povo", afirmou. Como vice-presidente da Academia, ela enfrenta desafios constantes, especialmente relacionados à busca por patrocínio para eventos culturais. "A arte hoje é a base de tudo, a arte é a cultura, elas estão inseridas. As pessoas precisam desse entretenimento", enfatizou.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, Lourdes deixou uma mensagem de força e solidariedade para todas as mulheres. "Sejam empáticas, sejam solidárias, ajudem as outras a se levantarem", encorajou. Ela também compartilhou sobre o grupo "Chineando Lágrimas", onde mulheres que enfrentaram a perda de seus filhos encontram apoio mútuo. "Estamos ali, vencedoras, passando força e coragem umas para as outras. Que este dia de março esteja comemorado com bastante saúde, festa, porque realmente nós estamos muito inseridas nessa sociedade", finaliza.

Rita de Cássia Conti, Vice-Presidente Estadual da FACISC


A empresária Rita Cássia Conti, 59 anos, casada, tem dois filhos Thiago e Júlia  natural de RS e está há 36 anos em SC  e foi condecorada  como cidadã honorária de Brusque. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) e especialista em Marketing pela Unisinos/USP.

Diretora da Mensageiro dos Sonhos – do grupo RC Conti Indústria e Comércio de Confecção  que completou 25 anos . Participou de diversos cursos na área de gestão, liderança, empreendedorismo, internacionalização, entre outros. Atua ativamente como voluntária na Paróquia São Luís Gonzaga. e na Pastoral do empreendedor . Além de ter realizado trabalhos filantrópicos junto à Ação Social Paroquial, como o “Costureiras da Esperança”, também integra a equipe de  coordenação da tradicional festa de São Luís Gonzaga.

É membro da diretoria da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) desde 2009, sendo a primeira mulher eleita presidente na história da entidade, cargo que tem ocupado nas duas últimas gestões (2019/2021 – 2021/2023)atualmente é a vice presidente da Acibr .

Presidiu o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST) nas gestões entre os anos de 2012 e 2021. Hoje é tesoureira da entidade. É conselheira da ABIT,  associação brasileira da indústria Têxtil deles 2019,

Também está na atual diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) como Segunda Tesoureira, sendo a primeira mulher a integrar a mesa diretora na história da entidade, a qual participa desde 2014. E atualmente,  foi eleita Vice-Presidente Estadual da FACISC da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

Cintia Pieri – Vice-Presidente da CDL de São José


Empreendedora por paixão e pelo sangue que corre nas veias, Cintia Pieri está à frente da empresa Fanatic Uniformes. Sua participação no associativismo começou em 2007 no Núcleo de Jovens da AEMFLO e CDL-SJ e desde então ela segue engajada e motivada pelas causas empresariais e pelo desenvolvimento de São José. Na atual diretoria da CDL-SJ, Cintia é Vice-presidente de Relações Institucionais. É responsável, entre outros projetos, pelo Festival da Primavera, que valoriza e incentiva o comércio de São José, e o Conecta 360, voltado para a transformação digital. Cintia também atua como empresária e chefe de equipe do piloto André Gaidzinski, na Porsche GT3 Cup 4.0 Challenge. É mãe de Ana Paula e Gustavo.

“Minha historia no associativismo começou em 2007 no movimento jovem, que abriu as portas das entidades pra mim. Desde então sigo aprendendo a cada dia e me apaixono cada vez mais por esse movimento. Durante esses anos estive a frente de diferentes pastas, diferentes projetos, muito aprendizado e muito relacionamento. Atualmente estou a frente de um projeto grandioso e inovador, que será uma virada de chave nas nossas entidades e na cidade de São Jose: O conecta 360! E meu grande desafio é coordenar todas as ações e pessoas envolvidas nesse projeto. Além disso gostaria de destacar o apoio e confiança do nosso presidente Gilberto em mim e nas outras 5 mulheres que fazem parte dessa diretoria. Todas muito competentes e envolvidas em seus projetos.

Se eu pudesse deixar uma mensagem para as mulheres nesse dia especial eu diria: Descubra suas habilidades e talentos e desenvolva-os, estude, aprenda, se qualifique, esteja pronta! Identifique-se com algum grupo e faça parte, crie relacionamentos de valor e com propósitos. Por fim se cerque de pessoas boas e competentes, essa troca é sensacional! Feliz dia das Mulheres!”, finaliza Cintia.

Ernestina de Lima Gonçalves – Fundadora da APOCA


Neste Dia Internacional da Mulher, Canoinhas relembra uma figura marcante em sua história: Ernestina de Lima Gonçalves, conhecida carinhosamente como dona Ernestina. Fundadora da Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (APOCA), dona Ernestina dedicou grande parte de sua vida à causa dos pacientes com câncer. Apesar de também ser portadora da doença, sua dedicação e amor ao próximo foram inspiradores para toda a comunidade.

Ao falar sobre dona Ernestina, Juliana Maciel, prefeita de Canoinhas, relembra com carinho os momentos em que a viu mobilizando esforços em prol dos pacientes com câncer. "Ela é uma mulher guerreira, uma mulher de virtudes, uma mulher que fez a diferença na vida de muitos canoenses através da APOCA", destaca a prefeita.

A homenagem à dona Ernestina também vem da Secretária de Saúde de Canoinhas, Francieli da Costa Colla. "Neste dia especial da Mulher, lembramos dessa Mulher que foi tão especial em prol da saúde de Canoinhas", afirma. Ela ressalta a excelência do trabalho da associação fundada por dona Ernestina, que proporciona cuidados de qualidade aos pacientes.

Enezita Ortiz Karvat, presidente da APOCA, também expressa sua gratidão e admiração pela fundadora. "Ernestina foi uma grande mulher, uma sonhadora, que batalhou em prol da instituição", destaca. Ela aproveita para parabenizar todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e ressalta que ser uma grande mulher não requer apenas atributos físicos, mas sim um espírito de união, amor e gratidão pelo próximo.

Dona Ernestina de Lima Gonçalves faleceu em 2021, deixando um legado de solidariedade e empatia. Neste dia especial, sua memória é honrada por toda a comunidade de Canoinhas, que reconhece sua contribuição significativa para o bem-estar dos pacientes com câncer e para a força da mulher na sociedade.

Homenagem ACIL - "Mulheres que se destacam: pioneiras, líderes e inspiradoras"

Mulheres que se destacam em diversas áreas, desde empresárias, até a área social é delas que vamos falar. Essas mulheres não apenas alcançaram sucesso em seus campos, mas também abriram caminho para outras mulheres seguirem seus passos e desafiarem normas e expectativas sociais.

Podemos citar algumas Sheila Rosa, Cristina Keiko Yamaguchi, Taina Borges, Cris Menegon, Tia Letti, todas de Lages. Mas a nível mundial citamos Marie Curie - Uma das pioneiras da ciência, Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Malala Yousafzai - Defensora dos direitos das mulheres e da educação, Malala tornou-se um símbolo global de coragem e resistência após sobreviver a um ataque do Talibã por falar publicamente sobre a importância da educação para as meninas. Amelia Earhart - Uma pioneira da aviação, Earhart foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. Sua determinação e coragem inspiraram muitas mulheres a seguir carreiras em aviação e exploração. Frida Kahlo - Uma das artistas mais reconhecidas do século XX, Kahlo desafiou convenções sociais e explorou temas de identidade, gênero e política em suas obras de arte, inspirando gerações de artistas femininas.

Essas são apenas algumas das muitas mulheres extraordinárias que se destacaram em seus campos e deixaram um legado duradouro. Seus feitos e realizações continuam a inspirar e capacitar mulheres em todo o mundo a perseguirem seus sonhos e desafiar o status quo. A Acil nesta semana selecionou algumas para homenageá-las. Sucesso a elas!

Por Rede Catarinense de Notícias (RCN)

Inteligência artificial e limite de candidaturas: entenda as principais mudanças nas eleições de 2024 Anterior

Inteligência artificial e limite de candidaturas: entenda as principais mudanças nas eleições de 2024

Governo Federal anuncia construção de 1.178 creches e pré-escolas Próximo

Governo Federal anuncia construção de 1.178 creches e pré-escolas

Deixe seu comentário