logo RCN
Política

Taxa da blusinha: Senado aprova taxação de compras internacionais de até US$ 50

  • - Foto: imagem internet

Com as mudanças, a matéria retornará para a análise na Câmara dos Deputados

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (5/6), a cobrança de uma alíquota de 20% sobre compras internacionais até US$ 50. Como prometido pelo líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), o destaque foi adicionado ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), aprovado mais cedo, mesmo a contragosto do relator, Rodrigo Cunha (Podemos-AL). 

A votação foi simbólica, isto é, sem o registro formal de votos. A deliberação da chamada “taxa das blusinhas” foi separada do texto-base do Mover, aprovado sem dificuldades com todos os votos da Casa, 67 senadores, por meio de um requerimento das lideranças do governo, PT, MDB e PSD.

Os senadores que se posicionaram contrários foram: Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Alessandro Vieira (MDB-SE), Jaime Bagattoli (PL-RO), Cleitinho (Republicanos-MG), Marcos Rogério (PL-RO), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE), Rodrigo Cunha, Carlos Portinho (PL-RJ), Rogério Marinho (PL-RN), Irajá (PSD-TO) e Romário (PL-RJ).

“É preciso saber dos colegas se queremos transformar o Brasil num território livre, sem nenhuma regra, que vai ser invadido por plataformas de fora ou se nós queremos defender a indústria nacional e o comércio local”, sustentou Jaques antes da votação.

O relator, por sua vez, voltou a defender que a taxação saísse no texto. “Quando apresentamos o relatório aqui esta foi a nossa linha: esse assunto das blusinhas não deveria estar aqui. Este assunto das blusinhas é uma artimanha legislativa, para entrar um jabuti em um projeto extremamente importante para esse país e para as próximas gerações, que é o Mover”, pontuou ele.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou dúvidas sobre a votação do PL do Mover sem a cobrança sobre compras internacionais. Os demais destaques foram todos rejeitados pelos senadores.

Po redação RSC, com informações Correio Braziliense

Contas de 2023 do Governo de Santa Catarina são aprovadas por unanimidade no TCE/SC Anterior

Contas de 2023 do Governo de Santa Catarina são aprovadas por unanimidade no TCE/SC

Câmara acata nova denúncia contra prefeito de Laguna Próximo

Câmara acata nova denúncia contra prefeito de Laguna

Deixe seu comentário