Projeto Douradinho volta a Imbituba com ações de educação ambiental em escolas municipais
Primeira rodada de negociações do “tarifaço” termina sem suspensão imediata das tarifas entre Brasil e EUA
-
Foto: Ricardo Stuckert / PR - Primeira rodada de negociações do “tarifaço” termina sem suspensão imediata das tarifas entre Brasil e EUA
Lula e Trump iniciam diálogo em Kuala Lumpur, e nova etapa das conversas será realizada em Washington
A primeira rodada de negociações sobre o aumento de tarifas americanas a produtos brasileiros, o chamado “tarifaço”, ocorreu na noite de domingo (26), horário de Brasília, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro entre as delegações do Brasil e dos Estados Unidos terminou sem a reversão imediata das tarifas de 50%, mas definiu um cronograma de novas reuniões bilaterais para os próximos dias, com foco nos setores mais afetados.
Segundo o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, as negociações técnicas envolvem ministros e secretários, enquanto as questões políticas, incluindo punições a autoridades brasileiras, serão tratadas diretamente pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. “O objetivo é construir um acordo satisfatório para ambas as partes e iniciar um processo que contemple as preocupações comerciais de Brasil e EUA”, afirmou Vieira.
O presidente Lula destacou que a reunião pessoal com Trump, que durou cerca de 50 minutos, teve tom amistoso e permitiu que o diálogo fosse iniciado, embora o mandatário norte-americano não tenha anunciado a revogação das tarifas. A próxima etapa das negociações será em Washington, e a expectativa do governo brasileiro é que o trabalho técnico avance para preparar um acordo formal nas próximas semanas.
Por Redação RSC

Deixe seu comentário