logo RCN
Saúde

Anvisa proíbe termômetros com mercúrio em todo o Brasil

  • Imagem reprodução - Anvisa proíbe termômetros com mercúrio em todo o Brasil

Esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) com coluna de mercúrio também foram proibidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (24), uma resolução que proíbe a fabricação, importação, comercialização e uso de termômetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) com coluna de mercúrio em serviços de saúde no Brasil.

Esses equipamentos, que utilizam mercúrio para medir temperatura e pressão arterial, não poderão mais ser utilizados, exceto em casos de pesquisa, calibração ou como padrão de referência. A resolução determina que, ao serem retirados de uso, esses dispositivos devem ser descartados seguindo as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde estabelecidas pela Anvisa em 2018.

A Anvisa alerta que o descumprimento da resolução configura uma infração sanitária e pode acarretar responsabilidades civis, administrativas e penais.

Ação global 

Essa medida é uma resposta à Convenção de Minamata, de 2013, que visa reduzir o uso de mercúrio em todo o mundo. Embora o mercúrio não represente um risco direto para usuários dos equipamentos, ele é um agente tóxico ambiental quando descartado inadequadamente. 

A Anvisa enfatiza que já existem alternativas seguras no mercado, como termômetros e esfigmomanômetros digitais, que oferecem a mesma precisão e são mais sustentáveis.

Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil 

Dezoito marcas de creatina são reprovadas em estudo da Abenutri Anterior

Dezoito marcas de creatina são reprovadas em estudo da Abenutri

Após 12 anos, Secretaria de Estado da Saúde anuncia concurso público com 500 vagas para 2025 Próximo

Após 12 anos, Secretaria de Estado da Saúde anuncia concurso público com 500 vagas para 2025

Deixe seu comentário