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Pesquisa revela, 80% dos catarinenses são ouvintes ativos de rádio

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Oito em cada dez catarinenses mantêm o hábito de ouvir rádio regularmente, segundo pesquisa

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) divulgou na última sexta-feira (25), via Google Meet, os resultados de uma nova pesquisa que confirma o importante papel do rádio no estado. Segundo o levantamento, realizado pelo Instituto Reality de Pesquisas (IRP), oito em cada dez catarinenses mantêm o hábito de ouvir rádio regularmente.  

“A pesquisa reforça que o rádio é essencial na comunicação do catarinense e do brasileiro. Ao contrário do que se pensa, o rádio não perdeu espaço, mas se reinventou e se mantém cada vez mais relevante, com credibilidade e conexão direta com ouvintes e anunciantes”, afirmou Fabio Bigolin, presidente da ACAERT. 

Ele destacou ainda que “mais de sete horas diárias de consumo mostram o forte vínculo com a audiência, alcançando até 1,2 milhão de ouvintes por minuto em Santa Catarina”.  

Destaques da pesquisa 

  • Audiência: Oito em cada dez catarinenses escutam rádio regularmente;  
  • Tempo médio de escuta: A população ouve rádio entre 7 e 8 horas por dia;  
  • Alcance: Em um período de 14 dias, o rádio atinge 76% da população do estado;  
  • Publicidade: 40% dos entrevistados lembraram de ouvir anúncios no rádio nos últimos 30 dias;  
  • Horário nobre: Das 08h às 19h, mais de 1 milhão de ouvintes por minuto estão conectados, com picos de quase 2 milhões durante a manhã.  

Perfil dos ouvintes:  

  • 14% pertencem à Geração Z (15 a 24 anos).  
  • 66% têm entre 25 e 59 anos.  
  • 19% têm 60 anos ou mais.  

Além disso, a pesquisa destaca que 65% dos ouvintes consideram o locutor como um influenciador, e 64% confiam nos comerciais transmitidos pelo rádio. O levantamento reflete ainda o valor emocional do meio: sete em cada dez catarinenses descrevem o rádio como um companheiro prático e divertido.  

Os dados mostram que o rádio continua relevante e querido pelos catarinenses, mantendo sua tradição e influência em meio à evolução da comunicação.

Por Redação RSC, com informações ACAERT


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