logo RCN
Segurança

Influenciadoras são condenadas a 12 anos de prisão por racismo contra crianças

  • Redes Sociais / Kerollenenancy_ - Influenciadoras são condenadas a 12 anos de prisão por racismo contra crianças

Juíza classificou atitude como “monstruosidade” após oferecimento de banana e macaco de pelúcia a duas crianças negras

A Justiça do Rio de Janeiro condenou nesta terça-feira (19) as influenciadoras digitais Nancy Gonçalves Cunha Ferreira e Kerollen Cunha a 12 anos de prisão por injúria racial. Elas também terão que pagar indenização de R$ 20 mil para cada uma das vítimas e permanecerão com os perfis bloqueados em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok.

O caso aconteceu em 2023, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Na ocasião, as duas gravaram e publicaram um vídeo em que ofereciam uma banana e um macaco de pelúcia a duas crianças negras, de 9 e 10 anos, em frente à residência onde moravam.

Na sentença, a juíza Simone de Faria Feraz, da 1ª Vara Criminal de São Gonçalo, afirmou que o episódio constitui um ato de racismo recreativo e o classificou como “monstruosidade”. Ela destacou ainda que os vídeos chegaram a ser monetizados, gerando lucro às rés por meio de seus canais, que somavam mais de 14 milhões de seguidores.

Especialistas lembram que o chamado racismo recreativo ocorre quando práticas discriminatórias são mascaradas como “piada” ou forma de entretenimento. A advogada Fayda Belo, que denunciou o caso na época, ressaltou que a conduta das influenciadoras teve a intenção de ridicularizar e animalizar crianças negras diante de milhões de pessoas.

A decisão ainda é de primeira instância e cabe recurso. Nancy e Kerollen poderão recorrer em liberdade.

Por Redação RSC

Polícia investiga atropelamento de cachorro flagrado por câmeras Anterior

Polícia investiga atropelamento de cachorro flagrado por câmeras

Tentativa de homicídio deixa homem em estado grave em Imbituba Próximo

Tentativa de homicídio deixa homem em estado grave em Imbituba

Deixe seu comentário